Abaixo-Assinado para Solicitar a REAVALIAÇÃO do local da Festa Junina CEVD
Para: Centro Educacional Vasconcelos Dantas e Jardim Escola Tia Mônica
ABAIXO-ASSINADO SOLICITANDO A REAVALIAÇÃO DA REALIZAÇÃO DA FESTA JUNINA DO CENTRO EDUCACIONAL VASCONCELOS DANTAS NA RUA UARICI, DIANTE DA SITUAÇÃO DE SEGURANÇA LOCAL.
Nós, moradores, responsáveis e frequentadores da comunidade/bairro, por meio deste abaixo-assinado, viemos manifestar nossa preocupação com a realização da Festa Junina prevista para ocorrer dia 20/06/2026 na Rua Uarici, tendo em vista os recentes episódios de violência e insegurança na região.
Nos últimos dias, moradores locais tem presenciado situações alarmantes, incluindo circulação de atores sociais armados, conflitos, e episódios de violência nas proximidades do local onde será realizado a festa, como vamos citar algumas delas a seguir:
- No dia 31/05, horário aproximado das 21h, houve troca de tiros na imediações (Ruas Mupiá e Iandu)
- No dia 01/06, horário aproximado de 16h, houve troca de tiros nas Ruas Mupiá e Rua Iandu, sendo duas pessoas detidas pela polícia.
- No dia 02/06, horário aproximado das 16h, houve troca de tiros na Rua Iandu, sendo uma pessoa baleada e uma pessoa detida pela polícia. Foi registrado também durante a fuga de alguns atores sociais invasões em casas da região.
Com a sequência dos fatos ocorridos em três dias seguidos, dois deles sendo em dias letivos, os moradores e responsáveis encontram-se com medo e inseguros. Nossa preocupação não é individual. Muitas mães, pais e responsáveis têm conversado entre si e também com a escola e demonstrado receio quanto a participação das crianças no evento, justamente por não se sentirem seguros diante do cenário atual.
Compreendemos o retorno que a escola deu de que O Arraiá CEVD acaba se tornando também uma festa da comunidade onde a escola está inserida. Porém é de responsabilidade civil das escolas zelar pela segurança e integridade física e mental dos estudantes. E como Escola Particular priorizar seus alunos e responsáveis.
Desta forma, solicitamos respeitosamente à organização do evento e aos responsáveis competentes que seja feita uma reavaliação do local para a realização da Festa Junina, considerando alternativas que garantam maior segurança aos participantes, especialmente às crianças, famílias e moradores.
Reforçamos que esta solicitação não tem o objetivo de prejudicar a realização da festa, mas sim de priorizar a integridade, segurança e tranquilidade de todos.
Por todo o exposto, solicitamos que esta demanda seja analisada com a máxima atenção e sensibilidade, considerando o atual contexto vivenciado na região. Acreditamos que a adoção de medidas preventivas e a possível escolha de um local que ofereça melhores condições de segurança contribuirão para que o evento aconteça de forma tranquila, preservando o bem-estar de todos os envolvidos.
Confiamos no compromisso desta instituição com a proteção de seus alunos, familiares, colaboradores, e da comunidade escolar, e esperamos que nossa solicitação seja acolhida e devidamente considerada.
Sem mais para o momento, subscrevemo-nos.
Rio de Janeiro, 03 de Junho de 2026.