Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reforma urgente do antigo prédio da prefeitura de Aracaju como um gesto de amor e cuidado com o patrimònio histórico institucional de Aracaju

Para: Ao Secretário Municipal de Cultura de Aracaju e ao Presidente do Conselho Municipal de Cultura

ABAIXO-ASSINADO

Assunto: Pedido urgente de providências para o prédio da antiga Prefeitura (Prédio da Prefeitura 1) e proposta de destinação para equipamentos culturais

Prezadas autoridades e conselheiros,

Nós, cidadãos e cidadãs de Aracaju e de outras cidades aliados desta nobre causa histórica e cultural, signatários deste abaixo-assinado, vimos por meio deste manifestar nossa profunda preocupação com o estado de abandono do antigo edifício municipal "Palácio Inácio Barbosa" mais conhecido como "Prédio Antigo da Prefeitura ", localizado no centro da cidade. Conforme amplamente documentado e denunciado pelo cidadão Rás de Sá, trata-se de uma estrutura recuperável na avaliação de engenheiro aposentado com décadas de experiência, mas que vem sendo deliberadamente deixada à míngua – sem telhado, com buracos enormes, infiltrações, plantas invasoras e, mais grave, servindo como criadouro em potencial para a dengue, colocando em risco a saúde pública.

Diante do exposto, solicitamos a cada órgão as seguintes providências:

À Secretaria Municipal de Cultura de Aracaju:

A realização imediata de uma vistoria técnica oficial no imóvel, com laudo atualizado sobre suas condições estruturais e viabilidade de restauro.

A abertura de um processo administrativo para o tombamento definitivo (caso ainda não esteja consolidado) e a inclusão do edifício no plano de proteção ao patrimônio histórico municipal.

A elaboração, em até 90 dias, de um projeto de viabilidade para a recuperação completa do imóvel, com orçamento e cronograma.

Ao Conselho Municipal de Cultura de Aracaju:

O exercício de seu papel fiscalizador e deliberativo, cobrando da Secretaria Municipal de Cultura as ações acima elencadas.

A realização de uma audiência pública para debater o futuro do edifício, com participação da sociedade civil, engenheiros, arquitetos, historiadores e artistas.

A emissão de um parecer formal sobre a estratégia de abandono do imóvel e seus impactos no patrimônio cultural da cidade.

Além da recuperação, propomos uma destinação exemplar:

Considerando que Aracaju, capital sergipana e cidade de crescente vocação turística e criativa, não conta atualmente com um Teatro Municipal – espaço público dedicado às artes cênicas, com infraestrutura adequada para dança, teatro, ópera e música – nem com um Museu da Imagem e do Som (MIS) – equipamento fundamental para a preservação da memória audiovisual, fonográfica e digital do estado – defendemos que o antigo prédio da Prefeitura 1 seja restaurado e transformado em um complexo cultural que abrigue ambos os equipamentos.

Argumentamos a importância desses dois espaços para a economia criativa da cidade:

Teatro Municipal: Aracaju possui uma cena artística vibrante, mas carece de um palco público de porte médio com acústica profissional, camarins, fosso de orquestra e acessibilidade. Um teatro municipal movimentaria a cadeia produtiva da cultura: cenógrafos, figurinistas, técnicos de luz e som, produtores, bilheteiros, segurança e limpeza. Geraria empregos diretos e indiretos, além de atrair espetáculos nacionais e internacionais, injetando recursos na economia local (hospedagem, alimentação, transporte).

Museu da Imagem e do Som (MIS): Sergipe tem uma rica história musical, cinematográfica e radiofônica que permanece dispersa ou ameaçada de desaparecimento. Um MIS municipal cumpriria o papel de arquivar, preservar e exibir acervos de fotografias, filmes, discos, gravações e documentos digitais. Além disso, funcionaria como centro de formação em audiovisual, impulsionando a economia criativa nas áreas de produção de conteúdo para streaming, cinema independente, podcasts e games. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife já comprovaram o retorno cultural e financeiro de seus MIS.

Conclusão:

Não se trata de salvar um prédio velho por saudosismo. Trata-se de interromper um pensamento medíocre que troca memória por estacionamento. Trata-se de impedir que a chuva que cai dentro do nosso patrimônio continue destruindo o que pode se tornar um dos maiores polos de cultura e economia criativa de Aracaju.

Recuperar o Prédio Antigo da Prefeitura para nele instalar o Teatro Municipal e o Museu da Imagem e do Som é investir no presente, honrar o passado e construir futuro com geração de renda, trabalho, turismo, educação e cidadania.

A proposta da utlização do espaço citado para sediar o Teatro Municipal e o Museu da Imagem e do Som são apenas dois exemplos de possibilidades, um debate franco , sincero e democrático do poder público com a consciência civica e criativa pode mantes as duas sugeridas acima e/oiu apresentar outras possibilidades.
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 05 junho 2026
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico