Pela criação do CIAPD (Centro Integrado de Atendimento Diurno à Pessoa com Deficiência) em Poços de Caldas, MG
Para: Prefeitura de Poços de Caldas Minas Gerais
Nós, abaixo assinados, famílias, mães, pais, cuidadores e cidadãos de Poços de Caldas, vimos, por meio deste documento, manifestar ao Poder Público Municipal a urgente necessidade de criação do CIAPD (CENTRO INTEGRADO DE ATENDIMENTO DIURNO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA), destinado ao acolhimento de crianças no contraturno, adolescentes após o período escolar e adultos com deficiência que necessitam de cuidados contínuos e supervisão integral.
Hoje, ao término da idade escolar obrigatória, muitas famílias não contam com um lugar seguro e adequado para seus filhos durante o dia. A maior parte delas mãe solo sem rede de apoio que qprecisa trabalhar para sustentar o lar e não encontra esse apoio; outra parte é formada por pais e cuidadores que estão envelhecendo e adoecendo, e que necessitam de suporte para continuar cuidando com saúde. O Centro Dia é, portanto, uma medida de qualidade de vida: para a pessoa com deficiência, para a família e para quem cuida.
Pedimos a implantação de um serviço público municipal nos moldes do CIADI, modelo já validado com sucesso em nosso município junto à população idosa, oferecendo espaço seguro e humanizado, com atendimento psicológico e fisioterápico, atividades de convivência e estímulo, e sistema de monitoramento por câmeras com acesso às famílias, garantindo transparência e tranquilidade.
Pela qualidade de vida das pessoas com deficiência, de suas famílias e de seus cuidadores, assinamos: