Flexibilização do Horário Parque Nacional do Itatiaia
Para: ICMBio - Parque Nacional do Itaiaia
QUEREMOS A AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE PERMANÊNCIA no Parque Nacional do Itatiaia!
Atualmente, a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia conta com o seguinte regime de horário: entrada as 7:00 e saída até as 18:00.
Para roteiros maiores fica difícil chegar antes das 18, principalmente nos dias em que a entrada é atrasada pela fila na portaria (finais de semana e feriados)!!
Queremos a ampliação do horário de permanência no Parque Nacional do Itaiaia para que possamos realizar as atividades com TRANQUILIDADE E SEGURANÇA!
A entrada mais cedo, principalmente no verão, poderia ser um avanço enorme para possibilitar mais SEGURANÇA PARA AS ATIVIDADES.
MAS PRECISAMOS PRINCIPALMENTE DE MAIOR TOLERÂNCIA NO HORÁRIO DE SAÍDA.
Nossa proposta é que se altere o PROV (algo totalmente possível) para que o horário de saída seja após as 20:00.
Este é horário em que a maioria dos grupos que chegam mais tarde estão passando na portaria!!
Existem diversos parques nacionais brasileiros, que também são geridos pelo ICMBio, que além de permitir atividades noturnas, ainda incentivam tais atividades. Como é o caso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos no Rio de Janeiro. Veja nas recomendações para a Travessia Petro-tere: "A subida até a Pedra do Sino à noite é altamente recomendável, principalmente em noites de tempo bom. A vista da cidade do Rio de Janeiro à noite é impressionante e vale o passeio."
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/biodiversidade/unidade-de-conservacao/unidades-de-biomas/mata-atlantica/lista-de-ucs/parna-da-serra-dos-orgaos/guia-do-visitante/guia-do-visitante-1/o-que-fazer/travessia-petropolis-teresopolis/sobre-a-travessia
A noite pode ser um fator de risco, caso você não esteja preparado para ela, E não é o caso dos montanhistas! Nós temos lanterna, blusas e conhecimento para andar a noite.
Com essa ampliação grupos não vão fazer os passeios correndo como estão fazendo agora.
Se colocando em risco por conta de uma norma estranha a realidade e natureza da própria atividade que é o Montanhismo.
Apoie-nos!!
LEVAREMOS A DEMANDA À CÃMARA TEMATICA DE MONTANHISMO E ECOTURISMO DO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA.