ABAIXO-ASSINADO – POR MELHORIAS URGENTES NA LINHA 348 (ARUJÁ)
Para: À Prefeitura de Arujá, à Secretaria Municipal de Transportes e à empresa responsável pela operação da linha 348.
Nós, usuários da linha 348, por meio deste abaixo-assinado, manifestamos nossa indignação com a situação enfrentada diariamente no transporte público em horários de pico (7h e 18h35)
Os ônibus circulam constantemente superlotados. Em muitos horários, os passageiros sequer conseguem embarcar e, quando conseguem, viajam espremidos, principalmente na região das portas, colocando em risco a própria segurança.
Além da superlotação, enfrentamos atrasos frequentes. Um trajeto que deveria durar aproximadamente 20 minutos chega a levar entre 40 e 50 minutos devido à insuficiência de veículos e à má gestão da operação.
Durante o período de férias escolares, houve redução da frota sob a justificativa de menor demanda. No entanto, a realidade demonstrou que a maioria dos usuários da linha é formada por trabalhadores, e a superlotação permaneceu durante todo esse período. A inclusão de um ônibus maior não foi suficiente para resolver o problema.
Não é aceitável pagar uma tarifa elevada para utilizar um transporte inseguro, demorado e incompatível com a demanda da população.
Diante disso, solicitamos, com urgência:
Aumento imediato da frota da linha 348;
Redução do intervalo entre os ônibus, especialmente nos horários de pico;
Fiscalização da operação da linha e cumprimento da oferta de viagens;
Medidas efetivas para garantir a segurança e a dignidade dos passageiros.
Esperamos uma resposta e ações concretas por parte dos responsáveis. Caso nenhuma providência seja tomada, os usuários buscarão os meios legais cabíveis para assegurar o direito a um transporte público seguro, eficiente e de qualidade.
A população merece respeito. Transporte público é um direito, não um favor.