POR UMA SOCIEDADE BASEADA EM SOLIDARIEDADE E GENEROSIDADE
Para: Instituto Silvia Lane
NÓS, ABAIXO ASSINADOS, AFIRMAMOS NOSSA LUTA POR UMA SOCIEDADE BASEADA EM SOLIDARIEDADE E GENEROSIDADE
As subjetividades brasileiras estão em disputa
De um lado, são defendidas e postas em prática perspectivas de caráter trágico e truculento, que agridem a saúde mental da gente brasileira, marcadas por: violência contra as mulheres e o desprezo pelo pensamento feminino; LGBTfobia; truculência por parte das polícias; submissão dos interesses nacionais, aos ditames dos Estados Unidos; normalização da presença do crime organizado como ator na política; mortandade de jovens negros; violência contra os povos indígenas; violência contra trabalhadores do campo e da cidade; omissão sobre as urgência climáticas; exploração ambiental predatória; criminalização da pobreza e das periferias; e ataque sistemático às relações democráticas.
De outro lado estamos nós, na luta por uma sociedade que enxerga em cada pessoa um ser humano que tem direito a ter direitos. Uma sociedade que valoriza cada cidadão e cidadã, garante seus direitos, aceita suas diferenças, respeita suas ideias e, jamais, se relaciona com base no ódio ao outro. Uma sociedade que valoriza sua produção, suas riquezas, suas conquistas e sua gente. Um país que preza sua soberania e não se submete à tirania e ao autoritarismo de outros governos.
Diante disso, declaramos que Lula é o único candidato à presidência que tem compromisso com a sociedade solidária e generosa que almejamos. Sabemos que estas características falam de subjetividades saudáveis, autônomas, orgulhosas de si e de sua gente. A psicologia tem como princípio a busca dos sujeitos democráticos e solidários. Por isto, LULA!
Lula e os candidatos ao parlamento federal, assim como aos executivos e parlamentos regionais que o apoiam e estão no campo progressista, compõem a força que poderá fazer do Brasil um país justo e solidário.