Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

NÃO À DEVOLUÇÃO DO CANHÃO EL CRISTIANO AO PARAGUAI!!

Para: Presidência da República, Itamaraty, Câmara dos Deputados, Senado Federal

Infelizmente, a Presidência da República do Brasil, num gesto de fraqueza, pretende devolver o canhão El Cristiano ao Paraguai, Troféu de Guerra que foi conquistado ao Brasil pelos heróis da Pátria que combateram e deram suas vidas na guerra iniciada pelo Paraguai.
A guerra deflagarada em dezembro de 1864 pelo ditador paraguaio Francisco Solano Lopes contou com a participação do Brasil, Argentina e o Uruguai de um lado e do agressor Paraguai, de outro. As forças armadas paraguaias aprisionaram uma embarcação brasileira (Marquês de Olinda) que navegava pelo rio Paraguai em direção a Cuiabá. O Atual Mato Grosso do Sul foi invadido por 7.700 soldados paraguaios.
Em resposta, para defender o país, foram travadas batalhas, principalmente pela esquadra da Tríplice Aliança, que tiveram dificuldade de romper as fortalezas ao longo do rio Paraguai. Essas fortalezas eram guarnecidas com mais de 180 canhões, a exemplo do El Cristiano fundido em 1867, com bronze de sinos das igrejas paraguaias para atacar a armada brasileira.
Segundo o historiador Adler Homero da Fonseca Castro:
"As forças armadas aliadas levaram mais de dois anos para superar esse obstáculo, com a perda de milhares de vidas. Para que o esforço e sacrifícios desses homens não fossem esquecidos pelas futuras gerações, os comandantes das forças brasileiras, Caxias, Osório e Tamandaré, enviaram lembranças capturadas no campo de batalha: bandeiras, tambores e armas, para serem incorporados aos acervos dos museus do Brasil. Uma prática comum nas guerras, tanto é que em museus militares paraguaios podem ser vistas armas brasileiras no museu de Vapor Cué está o navio brasileiro Anhabahy, um dos que foi capturado pelas forças de Solano Lopez quando estas invadiram o Mato Grosso do Sul."

NÃO PERMITAMOS QUE ESSE TROFÉU DE GUERRA, FRUTO DO SACRIFÍCIO E ESFORÇO DE NOSSOS HERÓIS DA PÁTRIA, QUE COMBATERAM E MORRERAM PELO BRASIL, SEJA DEVOLVIDO AO PARAGUAI, PAÍS QUE DESPREZA O BRASIL!!! MANTENHAMOS VIVA A MEMÓRIA DOS MILHARES DE SOLDADOS QUE MORRERAM PELO BRASIL NA GUERRA DO PARAGUAI!!!
Já Assinaram
12 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 19 agosto 2026
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico