Pelo fim da faixa contínua nas rotatórias de Palmas

Para: Excelentíssimo Sr. Prefeito de Palmas - TO

As rotatórias foram projetadas para disciplinar e fluir o trânsito, evitando-se a instalação de semáforos, reduzindo a velocidade dos veículos e minimizando a ocorrência de acidentes fatais (Vídeo 3).
A rotatória também economiza combustível, diminui a poluição do ar e economiza energia elétrica utilizada nos sinais luminosos.

Na administração do prefeito Raul Filho, foi criada uma faixa contínua (LMS-1) nas rotatórias da cidade de Palmas, aumentando de duas para três faixas, adulterando o projeto original. (imagem 3).
No projeto original, no lugar dessa faixa contínua seria uma zebra (ZPA) para área de escape, que poderia também servir para facilitar e auxiliar no trânsito de veículos de emergência e ciclistas. (imagem 2).

Na sinalização original, na entrada da rotatória, teríamos uma seta (PEM) indicando para frente na faixa da esquerda e uma seta (PEM) indicando para frente e para a direita na faixa da direita.
Na sinalização atual, vemos na entrada da rotatória, uma seta (PEM) indicando para a frente e para a direita na faixa da esquerda e uma seta (PEM) indicando para a direita na faixa contínua, além de outra seta (PEM) na faixa interna da rotatória, sobrepondo os veículos na primeira saída a direita, o que gera uma área de conflito, visto que todos os veículos tanto os que estão entrando quanto os que estão circulando, pela nova sinalização ficam autorizados a sair da rotatória. (Vídeo 1).

Essa faixa contínua, fere o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) Artigo 29 Inciso III alínea b, onde estabelece que tem preferência de passagem aquele que está circulando a rotatória. Além disso, desvirtua uma de suas funções mais importantes que é democratizar o deslocamento no interior da mesma.

Carretas, caminhões e ônibus, não conseguem fazer o trajeto da referida faixa, sem que venham a subir nas calçadas.

Essa faixa contínua, criada com a intenção de melhorar o trânsito, no entanto, tem sobrecarregado apenas uma das faixas na entrada das rotatórias (faixa da esquerda), enquanto a faixa contínua fica quase sem movimento. Essa sobrecarga tem um motivo óbvio, a faixa contínua passou a atender exclusivamente aos condutores que irão seguir à direita e a faixa da esquerda atendendo a todas as saídas da rotatória.

Devido a instalação dessa faixa contínua, nas vias de rolamento que ligam as rotatórias, os condutores de veículos tendem a trafegar na terceira faixa da esquerda, que foi criada apenas para ultrapassagem, acesso e saída de veículos das ruas e quadras. Também trafegam nessa faixa, veículos em baixa velocidade ou que deveriam estar preferencialmente na faixa da direita, como regulamenta o CTB no artigo 29 Incisos I e IV. (Vídeo 2).
Alguns motoristas chegam a ignorar a indicação das setas de mudança obrigatória de faixa (MOF), colocadas no final da terceira faixa, trafegando em cima dos tachões e da área zebrada (MTL) na entrada da rotatória.

Outra situação esdrúxula é que na entrada das rotatórias, existe o símbolo indicativo de interseção com via que tem preferência (SIP) ou a placa de sinalização vertical (R2) "Dê a preferência", justamente na entrada da faixa contínua.

O maior agravante é que na faixa interna central, existe uma seta (PEM) indicando para frente, que induz os motoristas que a estão circulando, a saírem diretamente da rotatória sem antes aderirem a faixa da direita, colocando os veículos em risco de colisão. O correto seria uma seta (IMC) indicando para movimento circular a esquerda.
Além disso, alguns motoristas usam a saída da rotatória para fazer ultrapassagem, o que é proibido pelo CTB no artigo 33.

Outras sugestões:
1) Implantação na entrada da rotatória, de duas linhas de retenção (LRE), sendo uma recuada na faixa da esquerda e a outra avançada na faixa da direita, para que os condutores que estão entrando na rotatória tenha uma melhor visão dos veículos que a estão circulando.
2) Padronização da sinalização (modelo original) de todas as rotatórias no perímetro urbano de Palmas, visto que a partir de 2014 foi modificada a sinalização horizontal de algumas, retirando-se as setas de mudança obrigatória de faixa (MOF) e a área de marcação de transição de largura de pista (MTL), permitindo o acesso a mesma através de 3 faixas, o que induz os condutores a trafegarem na terceira faixa da esquerda, contrariando o artigo 185 inciso II, criada apenas para ultrapassagem e saída das quadras, atrapalhando aqueles que pretendem acessar as avenidas. Além disso, desvirtua-se uma das principais características da rotatória, que é disciplinar o trânsito.

Dessa forma, venho pedir sua colaboração assinando este abaixo assinado, para que possamos junto a prefeitura de Palmas reivindicar o fim da faixa contínua e consequentemente melhorar o trânsito de nossa cidade. Afinal, está em jogo a nossa segurança e a dos nossos familiares.

Desde já agradeço,

Antônio Ferreira da Silva
Servidor Público Estadual

LEGENDA:
LMS - Linha simples contínua;
ZPA - Zebrado de preenchimento da área de pavimento não utilizável;
PEM - Posicionamento de execução de movimentos;
MOF - Mudança obrigatória de faixa;
MTL - Marcação de transição de largura de pista;
IMC - Indicativo de movimento em curva;
LRE - Linha de retenção.

* O estudo para elaboração deste abaixo-assinado foi realizado com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume IV - Sinalização Horizontal.