MANIFESTO EM PROL DO RESGATE DA BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL ENQUANTO AGÊNCIA BIBLIOGRÁFICA NACIONAL

Para: Presidência da República, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Fundação Biblioteca Nacional

Este manifesto é resultado das discussões ocorridas durante o IX EIC – Encontro Internacional de Catalogadores e o II ENACAT – Encontro Nacional de Catalogadores, realizado entre os dias 27 e 29 de novembro de 2013, no Centro de Convenções da FIRJAN, no Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Indicam-se as demandas da comunidade bibliotecária brasileira, envolvendo bibliotecários, professores, alunos da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, contando com a participação de 306 (trezentos e seis) representantes nacionais, de 22 (vinte e dois) estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins; e conta, também, com o apoio internacional de representantes de 8 (oito) Bibliotecas Nacionais, dentre elas Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru, Uruguai e Venezuela, quanto ao resgate do “papel da Biblioteca Nacional do Brasil enquanto Agência Bibliográfica Nacional” e ao seu papel diante das atividades que envolvam biblioteca e leitura, em suas várias facetas.
Das discussões ocorridas, apresenta-se a seguir, as demandas:
A Biblioteca Nacional deve assumir-se como mantenedora do Catálogo Bibliográfico Nacional, visando o provimento e o compartilhamento aberto de registros bibliográficos e de autoridade, consolidados a partir de regras e padrões internacionais de representação e de descrição, e de protocolos interoperáveis de comunicação, entre eles o Z39.50.
A Biblioteca Nacional deve assumir-se como representante nacional (e ser reconhecida como tal pelo governo brasileiro) na definição de diretrizes de catalogação e no delineamento de políticas públicas nacionais de catalogação de forma a, também, liderar, junto ao IBICT/Bibliodata, a unificação de esforços e ações em prol de um único Catálogo Bibliográfico Nacional.
A Biblioteca Nacional deve assumir postura pública, participativa e pró-ativa junto aos órgãos do governo, às entidades de classe (associações e conselhos profissionais), ao IBICT, às agências de fomento à pesquisa, e às demais instituições internacionais da área, por meio de participação, promoção, discussão e divulgação de projetos, ações e discussões que envolvam bibliotecas, catalogação e leitura.
A Biblioteca Nacional, enquanto Agência Bibliográfica do Brasil, deve prover meios de acesso à informação por meio de participação ativa na criação, na discussão e na aprovação de leis e programas que envolvam instituições de patrimônio cultural e bibliográfico, como as bibliotecas, arquivos e museus.
A Biblioteca Nacional deve estabelecer parcerias, em âmbito nacional e internacional, em prol da tradução para o idioma português de instrumentos internacionais de catalogação.
A Biblioteca Nacional deve criar, supervisionar e manter grupos técnicos de discussão pública e colaborativa sobre catalogação e seus instrumentos (FRBR, FRAD, FRSAD, RDA, Bibframe, entre outros), de modo a contar com representatividade dos estados brasileiros, dos vários tipos de bibliotecas, tanto do âmbito público quanto privado, e de participantes da comunidade profissional e acadêmica, de modo a acompanhar as inovações tecnológicas, proporcionar a universalização em âmbito nacional da representação bibliográfica e promover a divulgação dos resultados em todas as instâncias.
A Biblioteca Nacional deve envidar esforços para reconhecimento da língua portuguesa como idioma oficial da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).

Rio de Janeiro, 29 de novembro de 2013.

Manifesto enviado para:
Presidência da República - Casa Civil - [email protected]
Ministério da Ciência e Tecnologia - [email protected]
Ministério da Cultura - [email protected]
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - [email protected]
Fundação Biblioteca Nacional - [email protected]
Conselho Federal de Biblioteconomia - [email protected]
Associação Brasileira de Profissionais da Informação - [email protected]
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições - [email protected]
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - [email protected]
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação - [email protected]
Listas de discussão da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação