Redução da Carga-Horária dos Inspetores de Alunos da SEEDUC/RJ para 30 horas semanais.
Para: SEEDUC, Governo do Estado do Rio de Janeiro, SEPE
Os Inspetores de Alunos do Governo do Estado do Rio de Janeiro solicitam redução de carga horária de 40 horas semanais para 30 horas semanais.
Visamos expressar aqui nossa insatisfação com a carga horária especificada para os ingressantes do recente concurso de Inspetores de Alunos.
Em nossa função são poucos na escola e precisamos lidar com mais de 300 alunos por turno, algo extremamente esgotante. Devido a existência constante de demanda por nosso trabalho dentro do colégio, a grande maioria está trabalhando sem poder parar nem mesmo para almoçar. Ficamos ao final do dia completamente sem fôlego, com dores nas pernas e coluna por termos de subir e descer rampas e escadas a todo momento. É cansativo e esgotante, tanto fisicamente como psicologicamente, pois somos exigidos de diversas formas, e as seis horas diárias seria o ideal para manter a qualidade do trabalho. Ninguém quer deixar de trabalhar, mas deseja melhores condições de trabalho.
A qualidade de nosso trabalho fica comprometida quando trabalhamos mais de 1 turno. Assumir ou largar na metade de um turno afeta a produtividade no mesmo. Seríamos melhores aproveitados se trabalhássemos lotados em apenas um turno específico, leia-se manhã, tarde ou noite de acordo com as necessidades de cada escola. Afirmo que essa divisão por turno não só beneficia a escola, como também a educação dos alunos individualmente, pois todos os esforços seriam direcionados às particularidades discentes, as quais são exigidas para cada um dos diferentes turnos.
A reformulação de horas a serem trabalhadas e o aumento de contingente dessa função é essencial para realizarmos nossas tarefas diárias que são: Evitar alunos no pátio no horário de aula, olhar três ambientes (pátio interno, pátio externo e estacionamento), incluindo quadras, campo de futebol e biblioteca. Além de realizar inspeções no 1° piso (refeitório, banheiros e pátio interno), 2° piso (várias salas de aula, sala de leitura, auditório, sala de professores, direção, secretaria e copa de funcionários) e 3° piso (mais salas de aula e sala de informática). Além de realizar tarefas de Coordenador de Turno, como muitos tem feito, de verificar quais professores chegam para avisar os alunos, trocar a sala quando solicitado, verificar qual sala está vazia para adiantar a aula de uma turma cujo professor tenha faltado.