Petição pela Implementação do transporte seletivo na Cidade de Macaé-RJ Utilizando o projeto Macaé Flui.

Para: Exmo Sr. Prefeito de Macaé

Participe do abaixo assinado do projeto Macaé flui se você deixaria seu carro de passeio em casa para usar este transporte seletivo.

PROJETO MACAÉ FLUI

SISTEMA DE TRANSPORTE EXECUTIVO SELETIVO DE PASSAGEIROs (STESP).

O que é o Projeto Macaé Flui?

É um projeto para implementação do transporte seletivo na cidade de Macaé-RJ conforme LEI Capitulo II, do Art. 9º, parágrafo V da Lei Nº2444/2003.

Esse transporte irá neutralizar os engarrafamentos fazendo com que o trânsito flua melhor e mais rápido com um custo bem abaixo com relação ao uso do veiculo próprio.

Primeiramente vamos fazer um trabalho de conscientização, para que deixem seus veículos em casa e venha usufluir do Sistema de Transporte Executivo Seletivo de Passageiros.

Teremos micro-ônibus executivos e confortáveis com: DVD, ar condicionado, uma vaga para idoso e uma para cadeirante; totalmente monitorado por câmeras passando a cada vinte minutos.
O projeto será constituído de linhas inter-bairros em todos os bairros e distritos do município para melhor atender as necessidades dos usuários.

VANTAGENS

* Em média um carro gasta a cada 10 km um litro de combustível, pneu, óleo, desgaste do motor, freios, correias, filtros, entre outros desgastes naturais.
Não haveria necessidade de pagar estacionamento.
Evitaria esses enormes custos, diminuiria o enxarcamento do trânsito facilitando um fluxo melhor.

* Meio ambiente - Menos veículos emitindo gases poluentes. Quando se fala em meio ambiente, se fala em evolução, crescimento, prosperidade e futuro.

* Trabalho social - Carregando gratuitamente o idoso e o cadeirante, que, realmente terá seu espaço garantido, porque não poderá levar pessoas em pé, obstruindo a entrada.

Menos carros rodando na cidade.
Um micro carrega 25 pessoas;
Dez micros carregam 250 pessoas;
Cem micros carregam 2500 pessoas.
Se cada um deixar seus veículos em casa e utilizar esse transporte rápido, seguro e confortável, haverá, pelo menos, 2500 veículos a menos por dia nas ruas do Município.

Teremos para oferecer 100 micro-ônibus executivos com lotação de banco. Não será permitido carregar excesso (pessoas em pé). Com os veículos monitorados em tempo real.

* Benefícios - mesmo aqueles que não use esse transporte se beneficiaria pois terá um deslocamento tranqüilo, pela diminuição do numero de carros.
Até mesmo à empresa de coletivo e seus passageiros se beneficiariam.
Se contar que um ônibus leva do bairro Lagomar para o Parque de tubos, o tempo de uma viagem para o Rio de Janeiro, na hora do rush, com esse transporte reduziria a metade do tempo.

* O Comercio local Também usufruiria desse beneficio, pois muitas vezes as pessoas deixam de comprar por não ter onde estacionar, poupando o tempo de todos.

VEÍCULOS

* Micro-ônibus
* Identificado
* Higienizado
* Confortável
* Com ar e DVD
* Com Rio-Card
* Toda frota nova e com rampa para cadeirantes.
* Com dois Seguros de passageiros.
* Com câmeras em todo compartimento ( interno e externo) do veiculo.
* Com sistema de segurança visual, que o órgão fiscalizador Municipal terá acesso direto em tempo real.
*Com dispositivo de controle de numero de passageiros, que emitirá em tempo real para o órgão fiscalizador.
*GPS em 100% da frota, que poderá implantar a central de monitoramento, que, passará a oferecer informações em tempo real sobre os horários e intervalos dos veículos. *Possibilitando inclusive, o fornecimento de dados aos usuários pela internet e celular.

MOTORISTAS

* Cadastrados
* Qualificados
* Com curso de Direção Defensiva e de Segurança
* Curso de Relações Humana e de boas maneiras
* Instrução para trabalhar com rampa para cadeirantes
* Crachá de identificação
* Vestimento com uniforme padrão
* Curso de Higiene no trabalho
* Preparado psicologicamente e socialmente para atender o usuário

OBS: Todos os veículos terão cobradores. A única função do motorista será conduzir o veículo.

Este projeto foi criado por um Macaense com apoio de outros cem cidadãos Macaenses, com o objetivo de contribuir com o bem estar da sociedade de Macaé e visitantes. O projeto foi encaminhado a Câmara Municipal, e por unanimidade foi aprovador pelos vereadores; em seguida foi feito um requerimento para o Prefeito atual, Dr. Aluízio para que pudesse estudar uma forma de implantação do Macaé flui.

Necessitamos que toda a população, comerciantes, empresários, empresas, entidades, órgãos, associações de moradores de Macaé, se una em prol de um transporte, que vem beneficiar a todos.