Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA TERMOS UMA ETAPA DO WCT NO BRASIL, NA ILHA DOS LOBOS EM TORRES.NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Para: GOVERNO FEDERAL, PESSOAS AMANTES DO SURF MUNDIAL, SURFISTAS E PESSOAS EM GERAL...

A Ilha dos Lobos é uma ilha brasileira localizada no estado do Rio Grande do Sul.

Menor reserva ecológica do planeta e única ilha marítima do Rio Grande do Sul, situada a 1.800 metros da costa, na cidade de Torres. Local conhecido e frequentado há anos por surfistas em dias de ondas pequenas (até dois metros) e esquecido em dias de condições extremas. Pela dificuldade de acesso aliada ao poder da onda, que quebra em cima de uma rasa bancada de pedra basáltica, colaborou para ela ter ficado tanto tempo desconhecida do surf nacional e internacional.

Os surfistas de ondas grandes sonham e pedem para que tenha uma legislação, elaborada pelos órgãos competentes e pelo Ibama, para liberarem o surf na ilha, fazendo o surf mundial e brasileiro, ganhar mais um local de ondas grandes servindo de seleiro para campeonatos mundiais, com isso o brasil torna-se mais um dos ícones do crescimento turístico e econômico do surf!

Porém para que desfrute-se do local, tem que haver a “consciência de preservação do espaço por ser uma reserva ecológica”. Isso tudo com estudos feitos para não degradar a natureza, pois a cidade de Torres é tida como “uma cidade ambiental, cujo turismo gira em torno das belezas naturais”. Como dito em um site de surf. Por isso tem que se ter a consciência preservadoracionista.

A onda foi descoberta pelo Big Rider gaúcho Zeca Scheffer que sempre teve grandes planos não só para o surf, como também para o turismo em Torres. Foi um dos primeiros surfistas a pegar a onda na remada e depois apresentar a onda para os maiores big riders do país, com o Town-in, que tem como base de significado, ser puxado por um jet-ski e ser colocado na onda e assim fazendo com que se consiga entrar em ondas inimagináveis, impossíveis de serem surfadas na remada, etc.

A Ilha dos Lobos e Torres.

A Ilha é um fenômeno geológico, sendo uma continuação da Serra Geral que corta o Brasil. No município brasileiro do Rio Grande do Sul, Torres, onde teve seu começo em meados do séc. XVII, situado no extremo norte do litoral Atlântico, habitado pelo homem desde milhares de anos atrás, deixando testemunhos com diversas fontes de informações na forma de sambaquis e outros achados arqueológicos, gerando o começo da colonização pelos Portugueses, por ser um estreito na planície costeira sulina, pela passagem do homem desbravador, assim foi encontrado Torres e a famosa “grande e pesada onda do rio grande do sul”, Ilha dos Lobos.

A ilha é o paradouro e local de acasalamento de lobos marinhos, e por isso é proibido qualquer tipo de pesca ou caça marinha, bem como o desembarque.

Porém é um lugar dos sonhos para o surf mundial e para o país assim como para o Rio Grande do sul.
A ilha está situada no litoral norte do estado, em frente à cidade de Torres e é a única ilha oceânica do RS e a única do Brasil a abrigar leões marinhos em certas épocas do ano.
Para o sonho de termos um campeonato de ondas grandes, no estado às autoridades tem que estudar todo impacto no ecossistema e denominar uma possibilidade de uma vez ao ano, ou uma vez a cada tempo, em que a onda quebra em cima da bancada para assim liberar a área para grandes empresas nacionais e internacionais do surf fazerem um campeonato mundial, fazendo da ilha dos lobos mais um local na cena de ondas gigantes.

Tudo isso sem agredir a natureza, com consciência e comprometimento por aqueles que viabilizarão o espetáculo de um campeonato de surf em ondas gigantes, como cena mundial, assim fazendo com que o estado do Rio Grande do Sul, entre outros no país, não somente os outros sejam destaques para a cena do surf brasileiro e mundial, que cresce mais e mais a cada ano no mundo, também para o ecoturismo e para economia do país e mundial em geral, com isso ninguém sai perdendo, nem a natureza animal, marinha e vegetal e nem a vida e o divertimento do ser humano parte integrante da natureza!

Dessa forma a natureza não é agredida e todos tem o espaço de existir, preservar e ser preservado, e ser parte integrante daquilo que é chamado natureza.

Preservemos a nós “mesmos” e a todo ecossistema, mas sejamos conscientes da nossa existência e do todo, sem limitação do espaço, assim como o humano tem seu espaço de vida e lazer, os animais também tem, seus espaços de vida, procriação, passagem, estada, existência, lazer, e divertimento!

Pois quem acha que todos que vivem na natureza assim fazendo parte dela animais e humanos, sendo a própria, não exercem função existencial com divertimento e vida, está equivocado no que se conhece como vida e preservação!

Preservação é consciência e consciência é vida!

Se você faz parte dessa vida seja mais um a preserva-la e fazer parte dela vivendo, preservando e se divertindo, no espaço que foi gerado para todos, animais, humanos e natureza!

Contribua com o todo!

Preserve a natureza, não jogue o que você não joga no chão da sua casa. Nas ruas, nas praias ou em qualquer local, sendo que você é parte integrante da natureza!

Preserve-se e preserve tudo e todos os lugares.

Seja consciente.

Alguns dados de informações colocadas no texto acima foram produzidos por diversos autores que podem ser encontradas nos links abaixo.

Abaixo um pouco da história de Torres:
http://www.torresnet.com.br/hist.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Torres_%28Rio_Grande_do_Sul%29


Abaixo mais sobre a Ilha dos Lobos!
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/nossa-terra/2013/noticia/2013/12/no-litoral-do-rs-ilha-dos-lobos-e-menor-reserva-ambiental-do-pais.html

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_dos_Lobos
http://www.torres.tur.br/eco_info/ilha_dos_lobos-torres-21-3-12-30.html
http://insidebodyboard.blogspot.com.br/2009/05/ilha-dos-lobos-cai-no-esquecimento-apos.html

VÍDEO DA ONDA

http://www.youtube.com/watch?v=30WckbBXRvw

DESBRAVADOR DA ONDA.

http://www.youtube.com/watch?v=xHEwCyti1EI





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 18 dezembro 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
9 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar