Pela manutenção da Segunda Fase UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Para: EXMO. Sr. Reitor da Universidade Federal de Pernambuco Prof. Anísio Brasileiro de Freitas Dourado
Com vocês, as palavras de quem mais entende de vestibulares no estado de Pernambuco, e certamente no Brasil: Fernando Beltrão. O médico, professor da UPE e professor de biologia do cursinho mais tradicional e que mais aprova em Medicina no estado, compartilhou a seguinte mensagem em sua rede social:
"A UFPE PRETENDE ADOTAR O SISU... Na minha opinião, quem perde somos nós, Pernambucanos).
Na próxima segunda começa o SISU... O SISTEMA DE OCUPAÇÃO DAS VAGAS DA UNIVERSIDADES QUE ADEREM TOTALMENTE AO ENEM. Para a população ignorante fica parecendo que é um sistema democrático pois "QUALQUER ALUNO PODE TENTAR UMA VAGA EM QUALQUER PARTE DO BRASIL..." Isso é um absurdo! Isso é uma mentira! Isso é uma vergonha!
Veja esses dados referentes às vagas de Medicina no SISU:
PE+CE+BA+AL+PB+RN+PI+MA+SE: 1.215 vagas disponíveis para quaisquer Brasileiros.
SP: 40 vagas para quaisquer brasileiros.
Note bem: qualquer paulista pode concorrer a mais de MIL VAGAS DE MEDICINA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE DO BRASIL, sem que o estado ofereça contrapartida razoável, pois se um nordestino quiser uma vaga em Medicina em Sampa, tem que fazer vestibular da USP, UNICAMP, UNESP, UNIFESP, etc, etc, etc...
Para ajudar no seu raciocínio, veja a quantidade de vagas disponibilizadas por região e perceba como o SISU foi feito para "tirar dos pobres para dar aos ricos":
NORTE 187
NORDESTE 1215
CENTRO-OESTE 383
SUDESTE 862
SUL 281"
Não devemos nos omitir!!!