Pela criação do Comitê da Diversidade Religiosa da Paraíba

Para: Exmo. sr. Governador da Paraíba, Exmo. sr. Presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba e Exma. sra. Secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba

PELA CRIAÇÃO DO COMITÊ DA DIVERSIDADE RELIGIOSA DA PARAÍBA

Nós, integrantes de diversas religiões, intelectuais, cidadãos e cidadãs da Paraíba e do mundo, considerando:

1) Que o Governo Federal criou em 2011 o Comitê (Nacional) da Diversidade Religiosa vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (http://www.sedh.gov.br/) para a formulação de políticas voltadas à Diversidade no Brasil;
2) Que o Grupo Videlicet Religiões, da UFPB, criou, em 2011, o Fórum da Diversidade Religiosa da Paraíba, experiência que indicou a necessidade também de políticas públicas oficiais que conduzam a uma Cultura de Paz entre as Religiões também na Paraíba;
3) Que este Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi criado para indicar caminhos para a promoção da Diversidade Religiosa e que se trata de um dia bem vindo para a democracia e para o Estado republicano, laico e de direito;
4) Que, a nível internacional, a Organização das Nações Unidas - ONU estabeleceu a primeira semana de fevereiro como a Semana Mundial pela Harmonia entre as Religiões a cada ano e que princípios neste sentido foram indicados no Compromisso com a Paz Global, aprovado pela ONU em agosto de 2000 (Encontro de Cúpula Mundial de Líderes Religiosos e Espirituais pela Paz Mundial) – Nova York;
5) Que o cotidiano do Brasil e da Paraíba está eivado, ao mesmo tempo, por atos de intolerância religiosa cometidos por alguns e pela busca do respeito entre as religiões por parte de outros, que são a grande maioria dos cidadãos e das lideranças religiosas do Estado, no sentido do respeito aos Direitos Humanos e à Dignidade da Pessoa Humana;
6) Que a criação de comitês estaduais da Diversidade Religiosa está prevista no Plano Nacional de Direitos Humanos em vigor e
7) Que ao governante estadual caberá ouvir a sociedade civil para estabelecer procedimento público para a formação do Comitê, como fez o Governo Federal....

propomos a criação, pelo Governo do Estado e pelos poderes constitucionais da Paraíba, através de Edital Público, do Comitê Estadual da Diversidade Religiosa, de caráter consultivo e propositivo, assessor dos poderes estaduais para assuntos da área. Esta proposta pioneira, que também nasceu dentro do Grupo Videlicet Religiões, da Universidade Federal da Paraíba, tem apoio de diversos parceiros do Grupo e está aberta a novas adesões. Junte-se a nós!!

Para aderir a esta proposta, é só assiná-la neste site.

“... E digo-lhes hoje, meus amigos, que embora enfrentemos as dificuldades de hoje e de amanhã, ainda tenho um sonho”.
Martin Luther King Jr.

Junte-se a nós!