Abaixo-Assinado S.O.S. BARCO CISNE BRANCO Pela continuidade do serviço na Cidade de Porto Alegre!

Para: Poderes Executivos e Legislativo Federal, Estadual e Municipal e Cais Mauá do Brasil S/A

O pioneiro e tradicional barco de passeios Cisne Branco está ameaçado de encerrar suas atividades em Porto Alegre, devido a uma notificação recebida da Empresa Cais Mauá do Brasil S/A, vencedora da Licitação do Governo do Estado para revitalização e exploração durante 25 anos do porto de Porto Alegre.

Há 35 anos em atividade, sendo 22 deles no Cais do Porto, o Cisne Branco vive o drama de, em pleno ano de reforçar as atividades turísticas no Estado e na Capital, decidir pelo encerramento das atividades, se o posicionamento da Empresa não for revisto.

A Empresa Cais Mauá se manifestou a imprensa por nota, reforçando que “a decisão de impedir a permanência do barco no Cais foi motivada pelo ingresso de uma queixa no Ministério Público por parte da Orgatur, questionando a ausência de espaço para embarcações de turismo no Projeto de Revitalização”. (Jornal do Comércio de 13.01.2014 pg.15)

Pergunta: Não se pode questionar um interesse público em nossa cidade de uma Empresa que vem de fora e tem a pretensão de escolher o que é melhor para nós? Qual o sentido de um Cais de porto Revitalizado, entregue para população para lazer, cultura e turismo, na beira do Guaíba, sem barcos de passeio?

Se não existissem passeios em Porto Alegre, entenderíamos, mas existem há 35 anos e não é somente o Cisne Branco que os realiza, porém por sua tradição e prestação de serviço ao longo do tempo, tornou-se referência do Turismo Náutico na Cidade.

Para que não houvesse mais investigação sobre o caso, bastaria a Empresa Cais Mauá do Brasil manifestar-se dizendo que haverá o serviço com local de embarque e desembarque com estrutura de terra adequada para o atendimento dos passageiros e fornecimento de água e luz, viabilizando a continuidade do serviço. Simples assim. Mas ou o serviço realmente não está previsto ou eles não querem se “comprometer”.

A atitude imposta pela Empresa Cais Mauá do Brasil, com sua declaração a imprensa, reforça a preocupação manifestada pela Associação do Turismo Náutico do RGS ao Ministério Público: não há previsão no projeto de atracadouro para o Turismo Náutico no Cais Mauá, independente de qual embarcação realize a atividade.

Em retaliação ao questionamento, o Cisne Branco, único operador de Turismo Náutico no Cais (há 22 anos a convite do Governo do Estado), foi convidado a se retirar e “aguardar para continuar suas operações depois da Revitalização”. Será?

Com esta Petição Pública, nossa intenção é mostrar aos Poderes Executivo e Legislativos Federal, Estadual e Municipal e também a Empresa Cais Mauá do Brasil S/A, o interesse da população na permanência do Cisne Branco no Cais e na cidade de Porto Alegre, encontrando uma solução viável a ambas Empresas durante o período de obras e também a importância da atividade de Turismo Náutico no Cais Mauá, que tem o próprio barco Cisne Branco como referência.

Não queremos competir com a Revitalização e desejamos muito que ela aconteça, mas com barcos de turismo continuando a fazer parte da paisagem do Guaíba, sem limite de porte e número de embarcações.

Se você concorda conosco, assine a petição!

Adriane Hilbig
diretora do barco CISNE BRANCO e