Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não ao superporto em Linhares !

Para: Governador do Estado do Espirito Santo

Estão querendo construir um superporto em Linhares para exportação de minério extraído de Minas Gerais e que será transportado até lá por mineroduto que passará por áreas onde ainda existe o que restou da mata atlântica. Além disso, o local escolhido para esse porto, é um dos poucos lugares no Brasil que ainda existe a desova das tartarugas-gigantes ou tartarugas de couro, animal em risco de extinção, alem de acabar com as colônias de pescadores locais consequentemente com suas subsistências e também acabando com os balneários frequentados por turistas que ali encontram tranquilidade e praias limpas.

Abaixo um trecho do que foi publicado no site de Linhares. // http://www.sitedelinhares.com.br/noticia-12085-Ambientalistas+preveem+desastre+ecologico+com+implantacao+do+superporto+do+projeto+Manabi+em+Linhares //

Mas longe do cenário espetacular que se projeta nos moldes de propaganda desenvolvimentista, dado aos empreendimentos, vale ressaltar que se escondem os danos ambientais e sociais que irão criar impactos em toda a região.

Projeto Tamar
Outro desastre ambiental que superporto Manabi pode causar é com relação às tartarugas-gigantes, ou tartarugas-de-couro. A área de desova, que ocupa 150 quilômetros de planície costeira, localizada entre as regiões de Regência, em Linhares, e Itaúnas, em Conceição da Barra, é a única área regular dessa espécie em todo o litoral brasileiro.
Nas duas últimas temporadas de desova, o Projeto Tamar registrou flagrante de 29 e 30 tartarugas, respectivamente, que usaram o local para se reproduzir. Antes, a expectativa anual era de apenas entre 4 e 12 indivíduos. Além disso, cerca de 240 filhotes de tartaruga-gigante já foram devolvidos ao mar nesta temporada. O número anual de ninhos na região também aumentou. Joca Thome, coordenador Nacional do Projeto Tamar, dá certeza de que esses bons indicativos são resultados do trabalho de proteção realizado pelo Tamar há mais de 30 anos na região.
Joca também aponta que, se os portos que estão projetados para a região realmente forem instalados - além do Manabi, também o porto da Nutripetro irão prejudicar a desova e, consequentemente, a manutenção da espécie, além de gerar a exclusão de outros animais, como as baleias e os pequenos peixes e outros animais apreciados na culinária que, atualmente, são fonte de sustento de pescadores da região. Alterando o habitat natural e prejudicando a locomoção das tartarugas até a área, a construção desses megaempreendimentos podem pôr fim ao longo trabalho do projeto, que apenas começou a dar bons resultados.
A ocupação desordenada do litoral traz malefícios às populações de tartarugas como o aumento do tráfego marinho, a mudança na dinâmica das praias e a iluminação artificial. O Projeto Tamar considera que os fundeios construídos nos portos geram extensas áreas de exclusão de pesca, limitando mais ainda os pescadores a poucas áreas, próximos aos estuários e reservas.
Apesar de todos os danos ambientais e sociais, o governo do Estado apoia a construção do superporto. Notícia divulgada no site da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) aponta o projeto como "uma nova frente de descentralização e harmonização do desenvolvimento", além de afirmar com convicção: o Grupo Mabani "vai" erguer o empreendimento em Linhares, embora nenhuma das licenças para tal fim tenha sido, ainda, obtida pela empresa.
Para os pescadores, os empregos que serão gerados no processo de instalação dos portos no norte do Estado não compensam os danos ambientais. “Vão tirar o sossego dos moradores, criar poucos empregos durante sua implantação. E depois?”, questionam.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 10 fevereiro 2014
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
774 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar