Por mais arvores e calçadas melhores, vamos melhorar nossa qualidade de vida.

Para: Presidente da República / Supremo Tribunal Federal / Ministério do meio ambiente

Chega de enchentes, chega de queda de arvores, precisamos agir.

1. As árvores são agentes muito importantes no controle das inundações. Aquelas bem altas, com 15 m de altura, chegam a reter 70% da água nas copas. O plantio correto é feito diretamente no solo com vegetação no entorno. Assim, a chuva penetra no canteiro e a árvore cresce corretamente.
2. Além de embelezar, os canteiros verdes funcionam como esponjas absorventes da água da chuva. Mas, há uma ressalva. Segundo o decreto municipal nº 45 904, que define o novo padrão arquitetônico das calçadas, é necessário que o passeio tenha no mínimo 2 m de largura para recebê-los.
3. O uso de placas drenantes nas calçadas é uma das medidas a ser implantada pelo Programa de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, da prefeitura. Com superfície porosa, são feitas de diferentes materiais permeáveis, como areia e fibras naturais, por onde a água penetra. Isso impede seu escoamento direto nos rios.
Evitando os canteiros cimentícios, pois bloqueiam a penetração da água no solo permeável existente no entorno das árvores e evitando acimentar total ou parcialmente a base das árvores, pois impede que elas respirem e sejam nutridas, deixando o solo ainda mais impermeável e possibilitando uma futura queda da arvore.

Com o objetivo de melhores qualidades de vida solicitamos:
1. A obrigatoriedade de plantio de arvores pela prefeitura, podendo ser feita também por autorizadas e/ou civis, em calçadas largas, assim como a implantação de placas drenantes em novas calçadas e calçadas que forem ser refeitas/reformadas.
2. A proibição da impermeabilização da base da árvore com cimento ou asfalto em volta da planta, pois isto pode acarretar na queda da arvore, provocando possíveis transtornos e acidentes. Ao invez disto o plantio deve ser feito com vegetação em torno da arvore.

Fontes: