Estação de Metrô no Recanto das Emas
Para: Câmara Legislativa do Distrito Federal e Exmo Sr. Governador do Distrito Federal
O presente abaixo-assinado representa a demanda da população da Região Administrativa do Recanto das Emas para a construção de uma linha/estação de metrô na própria cidade, de modo que favoreça a acessibilidade e mobilidade do maior número de moradores possível, proporcionando segurança, praticidade e qualidade.
Com a população de 133.527 habitantes, apenas 26,65% trabalham na própria cidade, um número que nos faz refletir sobre a intensidade do fluxo do Recanto das Emas para as demais cidades. A importância de alternativas de transportes coletivos que causem menos transtornos não representa uma substituição ao ônibus, mas um meio de integração, que permite colocar em prática a inclusão social, mobilidade sustentável, gestão participativa e democratização do espaço público, que são conceitos presentes no Plano Diretor de Mobilidade, do Ministério das Cidades.
Os benefícios destes conceitos com a expansão do metrô podem ser exemplificados em fatores como: diminuição da poluição, dos congestionamentos, dos números de acidentes de trânsito, e redução da exclusão dos menos favorecidos.
Dados relevantes sobre o Recanto das Emas:
49% das residências têm automóvel.
15,34% dos estudantes estudam fora do Recanto das Emas, destes, maior parte estuda no Plano Piloto e Taguatinga.
Os moradores da RA não têm hábito de ir a museu, teatro e biblioteca, e apenas 30,66% são frequentadores, sendo que apenas 3,63% o fazem com frequência.
Quanto à frequência a shows, 13,42% declararam participar, mas 8,38% o fazem apenas uma a duas vezes ao ano.
46% da população tem renda entre 2 e 5 salários mínimo.
37% dos moradores utilizam o hospital de Taguatinga.
Quanto será que o tempo perdido em pistas engarrafadas influencia em números satisfatórios?
Trazer para a cidade maior autonomia no âmbito de saúde, educação e lazer é essencial, mas o direito de ir e vir com maior praticidade também é de grande importância. A capital do país se expandiu, é necessário suprir as demandas de uma população que constrói Brasília no dia-a-dia e almeja uma melhor qualidade de vida.
Dados: http://www.codeplan.df.gov.br/images/CODEPLAN/PDF/Pesquisas%20Socioecon%C3%B4micas/PDAD/2013/PDADRecantodasEmas2013.pdf