Proposta de encontro regional CLIMA com retenção de gastos
Para: Pejoteiros
À Província Brasil Centro Norte
Prezados, bom dia.
“Marcelino pensou: ‘se Maria não vier em nosso auxílio, estaremos perdidos’. Então, colocando a vida nas mãos de Deus, rezou o Lembrai-vos. A invocação a Maria obteve-lhe uma resposta milagrosa” (Caderno de Estudos Água da Rocha)
Passamos o ano tendo encontros e procurando saciar a sede de fazer Jesus Cristo amado e conhecido. “Replicou-lhe Jesus: todo o que bebe desta água tornará a ter sede; mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terás sede; pelo contrário, a água que eu lhe der virá a ser nele um fonte de água que emana para a vida eterna (1Jo 4, 13 – 14)” Buscamos, na PJM, o amor ao próximo, a solidariedade, a espiritualidade Marial e apostólica, a parceria ativa, a construção coletiva, a ajuda mútua, o perdão, o espírito de família, a simplicidade e protagonismo juvenil. O jeito de ser de Champagnat nos cativou, e seguimos o que ele disse: “Que se diga de vocês como dos primeiros cristãos: vejam como se amam”.
Como jovens, nossa sede é infinita, e quanto mais temos, mais queremos. Diante de tanto para saciar, encontramos no CLIMA uma forma de amenizar toda essa necessidade. “Nós somos de vários lugares, mas quando estamos juntos, somos mais. Capazes de mudar o mundo e viver o sonho de Champagnat.” Deparamos no mesmo espaço juventudes de diferentes realidades, que se completam de forma perfeita: somos ali, um só corpo e um só espírito. Bebendo da mesma água da vida e comendo o mesmo pão que todo o carisma Marista propõe. “Assim, Deus colocou cada parte diferente do corpo conforme Ele quis. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo. De fato, existem muitas partes, mas um só corpo. (1Cor 12, 18 – 20)”. Em um fim de semana, a acolhida e confiança são tão fortes no momento Estrela nos guia. A amizade e a partilha nos presenteia a cada segundo que estamos com o outro, como bons irmãos em Cristo. Conseguimos viver momentos de sensibilidade, determinação e alegria, como prezam o momento da Boa Mãe. Compromisso e despojamento, como sugere o momento Cruz, vivendo intensamente o TAS. E, como três violetas, partilhamos ali, a humildade, modéstia e simplicidade.
Podemos imaginar o quanto nossa Província precisa cortar gastos, e recebemos a notícia com tristeza e até chateação; mas após refletir, entendemos. Estamos completamente dispostos a ajudar em qualquer circunstância, principalmente em orações, para que toda a situação se reverta e a PMBCN entre mais uma vez nos eixos. Champagnat nos guia e sabe da missão que vocês, Província, têm sobre a vida de tantos adolescentes e jovens; tanto na educação quanto na evangelização. Se nos mobilizamos a ponto de escrever uma carta, mostra que fomos completamente encantados na vertente do carisma que nos embala a seguir em frente, mesmo quando concluímos o ensino básico em alguma das unidades existentes. Somos Maristas ao acordar até a hora de dormir. Seja em orações, atitudes, escapulários, santinhos, guias, livros, documentos; vivemos e precisamos de todo esse amor para seguir pra onde quer que seja. Sobretudo, entender nem sempre é se calar, e a juventude está aqui para propor e inovar. A PJM tende a formar jovens protagonistas, e é isso que iremos fazer na conjuntura que se apresenta diante de nós.
Sabemos que o custeio de um evento como o CLIMA é muito alto; mas gastos podem ser cortados e nós, como jovens protagonistas, podemos ajudar. Para tal, pensamos nas seguintes ações:
• Corte do gasto com as camisas do evento;
• Corte da despesa com a alimentação, da seguinte forma: cada participante levará alimentos triviais para que sejam consumidos durante o evento: feijão, arroz, açúcar, café, etc.;
• Cozinha solidária: os pais dos participantes ajudarem na cozinha, evitando assim o gasto com cozinheiras;
• “Vendinha” no colégio: cada unidade pode vender algo, como, por exemplo, picolé. O lucro dessa venda seria revertido para o transporte dos assessores e participantes de unidades sociais. Os participantes de unidades particulares custearão suas passagens.
• Patrocínio de empresas: muitos participantes têm os pais donos de empresas, que podem ajudar com qualquer valor, o que ajuda nas outras despesas;
• “Porquinho” solidário: deixar um cofrinho de moedas com a proposta de ajudar no custeio das despesas do encontro, em cada unidade. O importante não é quanto se arrecada, mas o montante que teremos no fim;
• TAS em localidade próxima: como estamos tendo esses possíveis gastos, poderíamos fazer o TAS em um local próximo à unidade que acolherá o encontro.
Sabemos que acatar uma proposta dessa pode ser complicado, mas “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só; mas sonho que se sonha junto é realidade”. Champagnat sonhou e estamos aqui, unidos por Maria e pelo serviço ao próximo, para educar nos caminhos do bem e de Deus. Continuamos sonhando e torcendo para que o nosso sonho se realize. “Olhar o lugar com o coração abre a possibilidade de transformá-lo num ‘sinal’ que fala, faz chorar, faz vibrar, faz dar um sentido vivencial” (Caminho da Educação e Amadurecimento na Fé – A mística da Pastoral Juvenil Marista).
“Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”
Agradecemos desde já a disponibilidade e empenho em fazer a cada momento uma PJM de mística, amor e espiritualidade para nós, juventude Marista. Colocamos nossa total confiança no Deus que é vivo (1Tm 4, 10) e Pai, Filho, e Espírito Santo.
Estamos e sempre estaremos juntos, dando apoio a Província que tanto amamos.
Atenciosamente, juventude Província Marista Brasil Centro Norte.