NOTA DE REPÚDIO CONTRA O LINCHAMENTO QUE LEVOU A MORTE DO JOVEM ALAILTON FERREIRA, E PELA FALTA DE PRONUNCIAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO DO ES ACERCA DO OCORRIDO EM 06/04/2014, NA SERRA-ES

Para: Governo do Estado do Espírito Santo, e para reflexão da Sociedade Capixaba e Brasileira

Passado quase um mês do fato ocorrido, a Sociedade Capixaba ainda não obteve nenhum posicionamento acerca dos atos de violência praticados em nome da “justiça” e que vitimou um jovem de apenas 17 anos após um linchamento. Tal barbarie ocorrida em território capixaba, repercutiu na imprensa nacional e internacional, mas sequer houve qualquer pronunciamento oficial do Governo do Estado do ES.

Face ao exposto:

REPUDIAMOS todos os atos de violência praticados em nome da “Justiça”, como os que ocorreram no domingo 06/04/2014 e que levou ao linchamento público de um Jovem, Negro, acusado de roubo e estupro no bairro vista da Serra, município da Serra-ES. Alailton Ferreira de apenas 17 anos sofria de “epilepsia”, foi brutalmente espancado por populares “enfurecidos” que buscaram fazer “justiça com as próprias mãos” eivados de ódio, preconceitos raciais e sociais, o que culminou na morte de Alailton no dia 08/04/2014, após dois dias dos atos de violência sofridos, porém, nenhuma denúncia foi registrada contra o jovem.

Ao analisarmos a forma que a mídia se coloca, reproduzindo discursos preconceituosos e influenciando à violência e agressões, podemos considerar que durante muitos anos os cursos de Comunicação foram majoritariamente compostos por brancos, não só pela falta de acesso de negros ao ensino superior, mas por seu caráter deveras elitizado. Isso também ocorre em diversos âmbitos como a literatura, a televisão e outros. A imagem que se tem do negro é estereotipada, com menores índices de relações amorosas, a mulher negra hipersensualizada, o negro revoltado e violento, dentre outros esteriótipos. É a partir desses discursos impostos pelos meios de comunicação que se constrói a imagem do homem e da mulher negra.

O caso ocorrido com o jovem Alailton Ferreira é fruto desses discursos que disseminam o rancor e o ódio contra a população negra. Ele não foi o primeiro jovem que veio a sofrer esse tipo de agressão, principalmente, ao considerar que nos últimos meses o jornalismo brasileiro, especificamente, o jornalismo do SBT propaga a violência como arma da população, considerada “de bem”. Esse pensamento exposto pela jornalista Raquel Sherazade, além de não ter coerência nenhuma, por não respeitar os direitos humanos, desconsidera o processo histórico brasileiro, que excluiu e exclui o negro de diversas práticas sociais, lembrando que o Estado brasileiro em consonância com as políticas racistas da Europa do século XIX estimulou a imigração europeia na tentativa de clarear a população brasileira. Os anos se passaram, no entanto, práticas de dominação sobre a população negra e pobre ocorrem de diversas formas, apenas mudando os mecanismos sociais.

REPUDIAMOS os meios de comunicação que estimulam a população fazer justiça com as próprias mãos, deve-se lembrar que antes deste epsódio um outro jovem foi amarrado ao poste, no Rio de Janeiro, foi torturado e espancado por 30 pessoas e outros acontecimentos vindo de “justiceiros” também ocorreram em diversas cidades do país. A Mídia, por sua vez, tem um papel fundamental, lembrando que a construção da identidade de uma sociedade se dá a partir de práticas discursivas que permeiam os contextos sociais. Por mais que uma parte da sociedade não assuma e reproduza o discurso preconceituoso, infelizmente grande maioria assume o status quo étnico- social.

Portanto, exigimos que todas as medidas sejam tomadas para impedir a reincidência de casos como o que ocorreu com o Alaiton Ferreira, e que vem ocorrendo em todo país, evitando que atos de violência e intolerância se torne "Modelo" de atuação de nossa sociedade para garantir a "segurança" e a “justiça”, pois tais atos desprezam, ignoram e desrespeitam por sua vez, o devido processo legal, os valores pela vida e os direitos a dignidade da pessoa humana, tão necessários para o pleno exercício da democracia.

Para tanto, rogamos que o Governo do Estado do Espírito Santo, se pronuncie perante a sociedade capixaba e comprometa-se por meio de seus orgãos competentes no sentido de punir conforme prevê a lei e seus instrumentos e procedimentos legais, todos os responsáveis pela prática de tamanha atrocidade que tirou a vida de Alailton Ferreira. E, que o Estado forneça o mais breve possível o suporte psicossocial à seus familiares para que possam suportar a dor e tamanho sofrimento, além de garantir a indenização nas perdas e danos cabíveis.

Assinam esta Nota de Repúdio o Coletivo Negrada - organização de estudantes negros/negras, indígenas e cotistas da UFES, a Juventude APNs/ES, a Casa da América Latina - CAL-ES e demais representantes dos movimentos sociais que abaixo subscrevem...

10 de Abril de 2014, Vitória, ES

SUBSCREVEM:

Coletivo Negrada

Juventude APNs/ES

Casa da América Latina-CAL-ES

Aila Ferreira Felício - Coletivo Negrada

Arielly dos Santos - Coletivo Negrada / Meninas Black Power

Fernanda Tardin - Casa da América Latina-CAL-ES

Inamilé Sanca Djonu Biague - Coletivo Negrada

Josimar Nunes Pereira de Freitas - Coletivo Negrada

Mara Coradello - Escritora / Coletivo Negrada

Mirtes Aparecida dos Santos - Coletivo Negrada

Noemi Dandara dos Santos - Juventude APNs/ES

Sonia Rodrigues da Penha - Grupo de Mulheres Negras Capixaba

Vitor Taveira - Casa da América Latina - CAL-ES

Wagner Silva Gomes - Universitário e Escritor / Coletivo Negrada

Izanildo Sabino - "Está na hora de dar um basta nessa violência".

Danielle erica da Silva Laudino - Grupo Mulheres Negras Capixabas

Inamilé Santos Biague - "Todos juntos contra a injustiça!

Edna Maria Barbosa Arrebola - "Não podemos nos calar diante de barbáries como essa. É inadmissível que atos assim continuem acontecendo."

Tania Pacheco - GT Combate ao Racismo Ambiental

Elisenda Maria Dias - "absurdo mesmo os governantes se calarem, parece até que apoiam este tipo de barbaridade!"

Bartira dos Reis Rocha Cezar

Ethel de Cardoso Bomfim Pereira Ribeiro

Sheila Luppi - "vergonhoso, um ataque à dignidade humana. que o governo se pronuncie e assuma suas responsabilidades."

Dina Oliveira - "Revoltante..."

Júnia Silva da Costa - "Violação do Direito fundamental à vida! BASTA! O Estado é cúmplice dessa barbarie."

ROGÉRIO RODRIGUES DA SILVA

Kátia Storch Moutinho - "Sou absolutamente a QUALQUER tipo de violência e é inacreditável que a VIDA no nosso estado e País seja tratada de forma tão abusiva, preconceituosa, sectária e AINDA se permita a tal "justiça" com as próprias mãos. Negar fazer violência é um ode a paz e que as leis sirvam para não somente punir como ressocializar pessoas QUANDO elas cometerem uma infração. Lastimável!!!!!!!!!"

Thalita Calmon Capelini

Alex Sandro Alves de Azeredo

Silvia Regina Costa - "Eu sou integrante do Coletivos de Estudantes Negrxs. A maioria dos integrantes são estudantes da UFMG porém temos integrantes que não são estudantes."

Carlos Coelho

Rafael Neves da Silva

Sonia Guiomar Martins Seixas

ROGÉRIO RODRIGUES DA SILVA

Kátia Storch Moutinho - "Sou absolutamente contra QUALQUER tipo de violência e é inacreditável que a VIDA no nosso estado e País seja tratada de forma tão abusiva, preconceituosa, sectária e AINDA se permita a tal "justiça" com as próprias mãos. Negar fazer violência é um ode a paz e que as leis sirvam para não somente punir como ressocializar pessoas QUANDO elas cometerem uma infração. Lastimável!!!!!!!!!'

Caroline Borges da Cunha - "Não à disseminação do racismo, preconceito e higienização social. Exijo como cidadã, um pronunciamento e ação do governo, investigando e punindo os responsáveis diretos por este ato."

Claudio Vereza - "Todo apoio, pela vida!"

Alexandre Mendes Dos Santos

Millena Oliveira - :(

Francisco Antonio Neto

Bia Oliveira

Marina dos santos nascimento

Alice Alves de Souza

Mariana Gameiro

Dorniê Matias da Silva - "PRECISAMOS MAIS QUE DEPRESSA ORGANIZARMOS UMA MARCHA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL CONTRA ESTES ATOS, SE NÃO PARARMOS O PAÍS VAMOS VER NOSSOS MENINO E MENINAS NEGROS NESTA SITUAÇÃO QUE DIGA-SE DE PASSAGEM INTOLERÁVEL."

Tereza CABRAL Oyagi - "Me entristece muito que esse tipo de coisa continue acontecendo."

José Cândido Melo de Almeida

Ana Jara Fernandes B. Salles - "O que está faltando é equidade ... para Aristóteles, a justiça é a virtude da "Equidade""

Dulce Santos

markvz Martin.

Instituto Cultural e Educacional Fazendo o Bem - "Pelo direito à dignidade..."

Daiane Souza

Fórum Estadual de Mulheress Negras de Minas Gerais - "Fico muito triste com esta atitudes e tantas outras que ficam impune neste pais."

CARLOZ TORRES

Sheila Guelfi

Janaina Souza de Moraes - "Ninguém faz justiça com as mãos!"

Thais Barbosa Medeiros

Antonia meire carvalho fontenele

Daniele Carneiro Rubim

Fernando Claro - "O Estado brasileiro precisa dar mostras de sua competência e autoridade e assumir seu papel como único órgão repressivo, investigativo, acusador, garantindo o devido processo legal, a ampla defesa, o contraditório para ao final julgar, condenando ou absolvendo. Linchamento é ato bárbaro e irracional! Basta!"

GABRIELA SANTOS DA SILVA - "INACEITÁVEL!! NÃO DEVEMOS NOS CALAR DIANTE DE TANTA BARBARIDADE!!"

Rafaela Gomes Amorim

Jorge Alexandre da Silva

Andréa Campos Romanholi

Thais Simen - "Tenho fome de justiça."

Debora Roberty Campana Pessanha

Rodrigo Rosa Remover

Miriam dos Santos Quirino de Castro

Erasmo Sanches - Professor de Escola Pública no ES

Arthur Henrique de Assis Delboni - Coletivo Negrada

Leonor Araujo - "A carne mais barata do mercado é a carne negra. Até quando??????"

Alda Maria Brandão

Jamille Ghil

Ana Letícia Dorneles de Souza

Alcionir Roberty Campana

Suellen Cruz - Coletivo Negrada

Claudia Moreira Rangel

Soraia nunes machado - "que possamos nos movimentar pela paz , dancemos e nos fortalecemos, recuperando a auto estima de todos que sofrem por algum tipo de discriminação."

Iris Gomes dos Santos

Esi Oluchi

Enock Pio Ulle

Rafaela Amorim dos Santos

Vinícius Gonçalves de Andrade

Solange Maria Tonini

Dalva Aleixo Dias

Raelma Paz Silva

Fábio Idalino Alves Nogueira - "O legado de Raquel Sherazade"

Dilmo Luís Vieira - "Basta a todas formas de violencia contra a juventude negra!"

Natalia D. Tadeu

Fernanda Lanna Ferreira Mariano

Glimar da Penha Stein

Dayan Marchezi

Ricardo Torezani "É inadmissível que um crime hediondo como este continue impune."

MONICA PATRICIA GOMES MACHADO

Marcos Andrade

Guilherme Fabricio

Bia Oliveira

JANETE PERUCA DA SILVA - "Linchamento é a arma do ódio e da irracionalidade."

Rafael Nascimento Miranda

LUIZ CARLOS OLIVEIRA - CENTRO DE ESTUDOS DA CULTURA NEGRA - "ESTAMOS JUNTOS E ATENTOS!"

Ivania Maria Souza Moraes da Silva

Carlos Machado - "Não podemos ficar calados diante da barbárie praticada contra os jovens negros neste país!"

Manuel Ricardo Alfonso Sánchez - "Porque queremos uma sociedade em paz e livre"

lucimar ferreira da silva

Paulo Lorenzoni - "Vamos cuidar bem da vida e da educação de nosso povo independente de raça, língua e posição social."

Isabelle Luz

Edimeia de Camargo Lima

Marcos Frisso

Vicente Sossai Falchetto - "Eu concordo com este abaixo-assinado e cumpro com o dever de o fazer chegar ao maior número de pessoas."

Paschoal Diniz - "Pelo fim dos episódios protagonizados por justiceiros de comportamento moldado por formadores de opinião (principalmente os apresentadores de jarnais sensacionalistas) que querem jogar o povo contra o povo. Pelo fim da criminalização e do preconceito contra as classes menos favorecidas e dos cidadão de cor negra! Somos todos irmãos, somos todos um!"

Ney D' dãn - "Assinado e total apoio ao manifesto de repudio a atitude animalesca,e insana e nefasta do linchadores de Alailton bem como repudio ao silenciamento do governo do Estado do Espirito Santo de forma retrograda."

Roberto Vervloet

Simone Raquel Batista Ferreira

Dulce Elisa Vereza Lodi

Nagila Heliodoro Motté "Universitária, Mulheres Negras capixabas, Coletivo Negrada."

Marta Falqueto - "É preciso que as autoridades se posicionem sobre tamanha barbaridade a menos que concordem com tanto absurdo."

Ana Freiris - "Absurdo atentado contra a vida e a dignidade da pessoa humana.. "

Consuelo Neves Neves

Amanda Brommonschenkel

Marcelo Burmann

SHEILA DIAS ALMEIDA

Maria Helena Elpidio Abreu- "Chega desta barbárie! "

Diego Braga Barbosa

Fórum de Mulheres do Espírito Santo

Edna Calabrez Martins "Abaixo a barbárie."

Miriam Santos Cardoso - Mulheres Negras Capixabas

Tatiana Rosa

Neuza Soares

Thiago Quirino

Antonio Carlos Amador Gil

UNEGRO- Campinas

Andreia fonseca cardoso

Cristina Silva

Jorge Rodrigo Correa Pinto - "Injustiça...a culpa é sempre do preconceito......sem mais.'

Diana Mora Guerrero - ""La violencia es el miedo a los ideales de los demás." MG...não tolero nenhum tipo de violência."

Renata Beatriz Rodrigues da Costa - "Voltar aos tempos da barbárie não é, nem nunca foi uma solução para remediar qualquer tipo de violência."

Mônica Paulino de Lanes

Vinícius Magalhães Pinheiro

Lucia Mara Martins - "se continuar assim mutos filhos ainda serão assassinados por omissa do ESTADO. Culpo todos pela morte deste jovens. Nossa sociedade é assassina".

Mari Inez Tavares - "Isto não é justiça!"

Nedinalva de Araújo Sellin

Rosilene Bellon - "Membro do Centro de Defesa de Direitos Humanos da Serra, Cientista Social e professora de Sociologia. Na defesa pela dignidade humana e pela justiça social."

Beatriz Silva - "faça-se justiça!"

Mulheres Negras Capixabas - MNC"

Heraldo Goncalves Fogos

fatima freitas da silva

elias pereira barcelos - "Repudio mais este ato de violência contra o negro."

Tamyres batista costa

Caroline de Couto

Sérgio Leandro da Silva

Gabriel Costa Pereira

Valéria Moreira Teriquelhe

Fórum de Mulheres do Espírito Santo

Edna Calabrez Martins Abaixo a barbárie.

Miriam Santos Cardoso - Mulheres Negras Capixabas

Tatiana Rosa

Neuza Soares

Thiago Quirino

Antonio Carlos Amador Gil

UNEGRO- Campinas

Andreia fonseca cardoso

Cristina Silva

Jorge Rodrigo Correa Pinto - "Injustiça...a culpa é sempre do preconceito......sem mais."

Diana Mora Guerrero "La violencia es el miedo a los ideales de los demás." MG...não tolero nenhum tipo de violência."

Renata Beatriz Rodrigues da Costa - "Voltar aos tempos da barbárie não é , nem nunca foi uma solução para remediar qualquer tipo de violência."

Mônica Paulino de Lanes

Ariany Sampaio Valério

Rosane Pletsch

Sérgio Pereira dos Santos - Doutorando em Educação e Membro do NEAB - UFES

Antonio Ottobelli da Luz - "O Estado tem obrigação de garantir a vida. Se a sociedade quer fazer justiça com as próprias mãos é porque não acredita mais no Estado."

Leonardo Almenara - OCCA

Geise Pereira da Silva

Lula Rocha - FEJUNES

Marcia Cardoso "Sou contra a toda e qualquer forma de abuso de poder."

Filipe Alves Borba

Andressa Pereira Pina - "Povo, acorda! Não é dessa forma que resolvemos nossos problemas, a
vida humana, a vida animal, seja qual for a classificação, nenhum ser merece esse tratamento, nem por policiais, nem por cidadãos, alias, se ambos exercerem seus papeis tal como devem, não hão agir de forma tão irracional, isto é na verdade, mais irracional do que quando dizemos "ah, animais são irracionais" Perdão senhor, perdão senhora, animais por vezes são mais racionais que seres humanos, não todos, nem sempre, mas em seguidos momentos observamos "bichinhos" com maior sensibilidade e mais amor ao próximo do que nós, seres humanos, ditos racionais. Vale pensar melhor, faz diferença uma atitude de amor, mesmo com o que imaginamos ser "ruim" diante do que está posto, sem maior claridade e compreensão. Pensem!"

Tatiane Viana - "Justiça para esse rapaz!!!!"

SILESIA MARIA SOARES - "Faltam políticas públicas eficazes para combate às violências contra crianças e adolescentes e responsabilização dos responsáveis."

Lysias Garcia da Costa Junior - "Concordo plenamente com o manifesto. É lamentável que fatos como esses e outros até piores continuem a acontecer não só no Brasil mas nos ditos países do primeiro mundo como foi no jogo do Barcelona no dia de ontem quando jogaram bananas para o jogador brasileiro. Até quando isso vai durar?

Vagna Costa Ganen

Francisco Roberto de Queiroga "Sem comentários."

Ethel leonor Maciel - UFES - "Repudio toda forma de violência!"

Daniele dos Santos - "Em homenagem ao Alaiton Ferreira. Os olhos negros e pele negra condenados a morte. Ninguém vê e ninguém sabe, nossa cor também sofre. Exala dor e desespero nas novas senzalas chamadas favelas. "Ninguém" diz.... "Ninguém" senti... Essa é nossa mazela. "

Rosa Maria Roque

Maria Anita Brasileiro Falcão - "A Política de Segurança Pública no Brasil reduziu o número de homicídios..dos brancos e aumentou, contudo, os homens negros jovens continuam sendo assassinados em larga escala. mapa da violência da SEPPIR"

Andre Luiz Alves Lima

Diane Porto "Não há nada que justifique o que fizeram. Mas o governo do ES tem que se pronunciar e os que cometeram o crime devem ser punidos."

Lucia Mara Martins - "se continuar assim mutos filhos ainda serão assassinados por omissa do ESTADO. Culpo todos pela morte deste jovens. Nossa sociedade é assassina."

Mari Inez Tavares - "Isto não é justiça! "

Nedinalva de Araújo Sellin

Rosilene Bellon- Membro do Centro de Defesa de Direitos Humanos da Serra, Cientista Social e Professora de Sociologia. "Na defesa pela dignidade humana e pela justiça social."

Beatriz Silva - "faça-se justiça!"

Movimento de Mulheres Negras Capixabas - MNC

Heraldo Goncalves Fogos