Petição: Retorno do Claudio Daniel ao CCSP

Para: Exmo. Sr. João Luiz Silva Ferreira Secretário de Cultura do Município de São Paulo

Lamentamos profundamente o afastamento do poeta, crítico, editor e professor Claudio Daniel da Curadoria de Literatura e Poesia do CCSP. A iminente interrupção da série de ações positivas que marcaram sua gestão, reconhecidas por inúmeros poetas e escritores da atualidade, motiva o envio dessa manifestação de desapontamento com a recente resolução.
Nada fácil é o trabalho de conciliação entre pluralidade e qualidade – desafio do curador por excelência. Fiel a essa diretriz, adotada no início dos trabalhos, a curadoria destacou-se pela competência e dinamismo. Dezenas de eventos gratuitos e abertos ao público (51 entre 2011 e 2012 apenas) reuniram poetas das mais diversas vertentes, não só brasileiros como de outros países, permitindo amplamente encontros e trocas constantes, tão essenciais ao seu propósito, e nosso também, de uma cultura democrática e acessível a todos. A título de exemplo, citamos o festival 2011 poetas por km2, o espetáculo Poesia dos 4 Cantos: Noite Indiana e o I Simpósio de Ação Poética, realizado em parceria com a Casa das Rosas, reunindo 44 poetas, críticos literários, músicos e editores em recitais, mesas de debates e apresentações artísticas.
Ampliada em 2013, a programação regular oferecida pelo CCSP durante essa gestão foi igualmente notável, caracterizada pelos eventos periódicos como o ciclo de palestras Poetas de cabeceira, os recitais da série Poesia dos 4 cantos e o ciclo Dois dedos de prosa, ao lado do programa de entrevistas Poesia pra tocar no rádio, com talentos tanto novos como consagrados.
Mesmo com as dificuldades tão comuns à cultura do Brasil como um todo, o trabalho da curadoria prosseguiu em 2014 com o I Festival Poesia Nova, com a inclusão de performances, leituras, debates e a mostra VIDEOPOÉTICAS, sob a curadoria de Elson Fróes.

Na área editorial, a realização do projeto Poesia Viva contribuiu de modo significativo enquanto oposição ao bloqueio mercadológico a que novos talentos são fadados, permitindo o afloramento de novos estilos e tendências na cena literária, tão sufocada ainda por esse mesmo bloqueio. Das consequências da realização desse projeto, acreditamos que a mais importante seja o surgimento uma produção literária arejada, tão importante no caminho de uma cultura realmente democrática quanto a continuidade dos trabalhos parcialmente aqui citados.
Sendo assim, contamos com seu discernimento para uma revisão dessa perda, tanto para o Centro Cultural São Paulo como para o País.