Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo Assinado Contra a Cobrança Abusiva da CIP na cidade de Marília

Para: Ministério Público

O PROBLEMA

Novo valor da contribuição de Custeio da Iluminação Pública (CIP) já foi lançado na conta de luz de maio dos marilienses. Ainda que o reajuste tenha sido aprovado pela Câmara Municipal de Marília no ano passado, a Prefeitura de Marília conseguiu liminar na Justiça desobrigando-a à prestar o serviço de manutenção da iluminação pública até o mês de dezembro de 2014.

Portanto, a contribuição abusiva da CIP que, após o reajusta dado pela Câmara Municipal chega à 400% de aumento, não possui vontade política da Prefeitura na oferta do serviço. Em outras palavras, a Câmara Municipal de Marília aprovou a cobrança de um serviço que a Prefeitura não realizará! Pagar o preço abusivo agora por quê, então? Quem discorda do pagamento abusivo da CIP tem a oportunidade de ASSINAR este abaixo assinado que será entregue ao Ministério Público (MP).

Vale lembrar que o próprio Ministério Público Federal já recomendou à Prefeitura de Marília a eliminação da cobrança. Um grande número de assinaturas dará mais força para que o MP investigue a situação e emita parecer em favor daquilo que é justo. O entendimento é o de que a cobrança abusiva SEM a VONTADE POLÍTICA de prestar o serviço é INJUSTO e precisa ser corrigido. ASSINE JÁ!

O ABAIXO ASSINADO

A iniciativa deste Abaixo Assinado partiu primeiro dos líderes comunitários Solange Marconi (Zona Norte), Nelson Alves (Zona Sul) e Eunice Muller (Centro). Nesta segunda-feira, dia 12 de maio, a partir das 13h, eles estarão na chamada "Ilha" em frente a galeria Atenas, na Rua Nove de Julho. Este Abaixo Assinado aqui ocorre como meio de disponibilizar uma versão online e conveniente àqueles marilienses que não poderão passar pela "Ilha" da Rua 9 de Julho. Este documento online será entregue aos líderes comunitários. ASSINE!

SOBRE A CIP

O Custeio da Iluminação Pública (CIP) é um tributo definido no Art. 149-A da Constituição Federal de 1988. A Carta Magna atribuiu exclusivamente aos municípios a competência para cobrar dos munícipes os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública e facultou a arrecadação desta contribuição por meio da fatura de energia elétrica.

Através de lei, o município pode arrecadar a CIP dos proprietários de imóveis e consumidores de energia elétrica, com a finalidade de custear a operação, manutenção, expansão e o consumo de energia elétrica dos serviços de iluminação pública prestados pela prefeitura local. A lei municipal estabelece ainda a forma, a classe de consumo e os valores cobrados dos contribuintes.

Assim, mediante a assinatura de um convênio entre a prefeitura e a concessionária distribuidora de energia elétrica, os valores arrecadados são transferidos mensalmente ao município, entidade responsável pela aplicação dos recursos repassados oriundos da arrecadação.

A população dever procurar ter conhecimento da lei municipal que regulamenta a cobrança da CIP e conferir se o seu patamar de consumo está condizente com o valor da CIP destacado na fatura de energia elétrica mensal.
  1. Actualização #1 Líderes comunitários recebem + de 300 assinaturas!

    Criado em quinta-feira, 15 de maio de 2014

    Pelo menos 300 pessoas endossaram o abaixo-assinado pela revogação do reajuste no valor da contribuição para o custeio da iluminação pública, a CIP de Marília. A coleta de assinaturas teve início na tarde desta 2ª feira (12), na ilha da confluência da Rua 9 de Julho com a Av. Tancredo Neves, no Centro, conforme havia antecipado o HORA H. O trabalho começou pelas mãos de três líderes comunitários: Solange Marconi (Zona Norte), Nelson Alves (Zona Sul) e Eunice Muller (Centro), e foi acompanhado pelo HORA H. Com pisca-pisca, cartazes e faixa, os organizadores do abaixo-assinado chamavam a atenção das pessoas e, quando elas paravam, explicavam do que é que se tratava. A coleta de adesões vai continuar ao longo da semana, mas quem preferir também pode endossar [este] abaixo-assinado virtual.





Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 10 maio 2014
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
131 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar