PELO FIM DO RODEIO NA EXPO FEST 2014 DE TRÊS RIOS/RJ

Para: Exmo. Sr. Prefeito de Três Rios e Câmara dos Vereadores

Esse abaixo-assinado visa o FIM dos RODEIOS em nossa cidade por se tratar de maus tratos aos animais conforme texto abaixo:
Apesar da origem norte-americana, até mesmo por lá esta prática não tem sido considerada cultural. Aqui no Brasil, diferentemente do que dito por muitos, a prática do rodeio nada tem de cultural, tratando-se de uma cópia do modelo norte-americano. Porém em nosso território algumas cidades aderiram a proibição dessa prática e temos como exemplo a cidade de Juiz de Fora/MG.
Os animais utilizados nas práticas de rodeios sofrem flagrantes maus-tratos, podendo-se rebater facilmente qualquer argumentação contrária, tendo-se em vista que existem diversos laudos oficiais atestando o sofrimento e maus-tratos aos animais utilizados em variadas práticas, destacando-se os laudos emitidos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e do Instituto de Criminalística do Rio de Janeiro. Os rodeios são eventos que, além de não fazer parte da cultura brasileira, causam sofrimento, dor e até a morte de animais. Não existe rodeio sem maus tratos aos animais.
Os peões do rodeio são sub-proletários que arriscam suas vidas (muitos ficam paraplégicos ou morrem). As pessoas que vão aos rodeios também correm o risco de morrer como ocorreu em Jaguariúna no ano de 2009 onde 4 pessoas morreram pisoteadas. No atual mês também vimos mais uma tragédia provocada por essa prática cruel em Hortolândia, onde vários animais vieram a óbito, invadindo uma rodovia e ferindo pessoas 3 em estado grave.
Os rodeios são eventos de alienação social e política, que servem apenas para anestesiar a população além de desrespeitarem os direitos dos animais. Os defensores dos direitos dos animais estão lutando arduamente para que os animais não humanos tenham ao menos o mínimo de proteção e amparo a que merecem, eis que são seres sencientes, possuindo capacidade de sentir e sentir dor.
Esta prevista na Constituição Federal, art. 225, § 1º, inciso VII, a proibição de práticas que submetam os animais a crueldade. O rodeio é uma dessas práticas. O rodeio é uma dentre as diversas práticas chamadas ‘culturais’ que submetem os animais a maus tratos, dor e sofrimento.
E é evidente que os animais utilizados em rodeios estão a reagir contra o sofrimento imposto pela utilização de instrumentos como esporas, cordas e sedém. A só circunstância dos animais escoicearem, pularem, esbravejarem, como forma de reagir aos estímulos a que são submetidos, comprova que não estão na arena a se divertir, mas sim sofrendo indescritível dor.
Desta forma, o intuito da presente carta é mostrar às autoridades que a população Trirriense já não mais aceita tal prática imposta aos animais, visando assim a proibição do rodeio na cidade de TRÊS RIOS/RJ, para livrar os animais da dor e do sofrimento que lhes são infligidos.
Nós POPULAÇÃO TRIRRIENSE somos favoráveis à realização das Festas com música, diversão, praças de alimentação e eventos de entretenimento que não imponham, ou provoquem, sofrimento aos indefesos animais.