Carga Horária mínima de 4.000 hrs para a Biomedicina.
Para: MEC, CFBM
A Biomedicina tem como finalidade aguçar a parte Criativa e Curiosa dos estudantes, através de conhecimentos microscópios que permitem desenvolver novos tipos de exames e cura para patologias, embasado em pesquisas, pesquisas e mais pesquisas.
Para que tudo isso, já que existem médicos e biólogos?
Porque não receitaremos e nem atenderemos nenhum paciente, não realizaremos cirurgias e outras milhões funções que o médico já está acarretado a fazer, nem temos um pingo de conhecimento de natureza e animais como os honorários biólogos tem. Nossa função é ''bater de frente'' com as doenças e problemas que afetam o ser humano, não com o auxílio de ferramentas já existentes, e sim estudando a criação de novas mais eficientes ou melhorando as já existentes.
E como conseguiremos isso?
Só com o conhecimento e prática!
E começaremos pesquisando como?
Para pesquisarmos, temos que ter um profundo conhecimento de Biologia Celular e Molecular humana, e outras matérias como Genética, Psicobiologia e etc. É ERRADÍSSIMO Universidades mandar pesquisarmos assuntos no qual eles devem nos ensinar.
Pesquisa é para uma Finalidade além da qual já é existente, já pesquisamos tanta coisa por conta própria... Pesquisar matérias que deveriam ser ministradas em sala de aula, mas que são jogadas como forma de Trabalho é um processo retrógrado, já que um bom Trabalho é aquele que nos força a descobrir algo além do que é ensinado nos livros.
E porque isso acontece?
Não cabe a mim julgar, mas em muitos casos é pela grade curricular de apenas 3.200 horas que a lei obriga a ter.
Como podemos solucionar?
Cursos como odontologia, fisioterapia, farmácia, enfermagem e etc etc, tem como carga horária mínima 4.000 horas, ou seja, todas as universidades (sem exceção) devem obedecer. Biomedicina tendo 800 horas a mais (4.000-3.200) possibilitará maior aproveitamento de matérias importantíssimas já ministrados e a Inclusão de outras que é essencial para uma graduação de qualidade.
*Com 4 mil hrs poderemos também ter no mínimo 2 habilitações. É uma vergonha sairmos apenas para análises clínicas, aliás é Faculdade de Biomedicina ou Curso Técnico de Biomedicina (Análises Clínicas)?
Muitas patologias, cânceres, problemas de genética poderão ter a cura ou pelo menos um tratamento, mas isso se o curso de Biomedicina for o que realmente ele na Teoria diz que é! A perspectiva é que no futuro assim como a medicina estará mais avançada, muitas novas doenças irão surgir, é obrigação nossa sermos avançados e preparados para derrotá-las!
O próprio MEC aconselha que seja 4.000 horas, não seja egoísta, caso sua universidade ministre um curso com qualidade, pense nos outros estudantes e na sua própria profissão, que desenvolvida, retornará para seu próprio bem.