Implantação de Coleta Seletiva em Guarulhos
Para: Exmo. Sr. Prefeito de Guarulhos
O presente documento tem a finalidade de reivindicar a implantação da Coleta Seletiva de Resíduos Domiciliares na cidade de Guarulhos. Para tanto, deverão ser disponibilizados coletores públicos e caminhões de coleta, específicos para esse fim, que deverão circular nos bairros uma vez por semana.
Paralelamente à implantação do serviço, também deverá ser criado um Programa de Educação Ambiental para mobilizar a comunidade sobre a disposição adequada dos resíduos, a separação e a reutilização dos materiais recicláveis, por meio de palestras, cartazes e oficinas, dentre outras possíveis ações de apoio.
Os moradores do bairro de Vila Milton já estavam habituados a separar os materiais recicláveis, que eram semanalmente coletados pelo Instituto Recicla Cidadão, que infelizmente não pôde continuar o serviço.
Sabemos que o lixo é um dos problemas mais graves no mundo, principalmente nas grandes cidades. Diante disso, programas de educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem de materiais vêm sendo implantados em diversas localidades e nós, moradores da cidade de Guarulhos, também desejamos contribuir.
As vantagens dessa iniciativa são de grande impacto, tanto ambiental, na preservação dos recursos naturais, como econômico. Boa parte do lixo doméstico pode ser reaproveitada.
A Lei Nº 12.305, de dois de agosto de 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê, dentre outros objetivos, princípios e instrumentos, a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos; prevendo também a priorização de acesso aos recursos da União para os Municípios que implantarem a coleta seletiva de materiais com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, formados por pessoas físicas de baixa renda, que uma vez inseridas no Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos do Município poderão estabelecer um trabalho contínuo.
Contamos com o apoio de V.Exa. nesta tão nobre questão.