Falta de Pavimentação
Para: Ao excelentíssimo Senhor Prefeito JAISON CARDOSO , de Imbituba - SC
Os cidadãos brasileiros, residentes e domiciliados na Rua Por do Sol – Vila Esperança - Imbituba – SC, assim como os Pais de alunos do CENTRO MUNICIPAL INFANTIL MOACYR ORIGE EM IMBITUBA localizado na mesma Rua solicitam de Vossa Excelência que tenha uma atenção maior com o logradouro. A fim de resolver a falta de pavimentação causando bastante incômodo a população tendo em vista que já foram feitos vários movimentos no sentido de solucionar o problema que há anos vem nos conturbando. No período chuvoso se forma em quase toda a sua extensão poças de água das chuvas, barro, podendo proliferar os focos de dengue, dificultando também a vida dos pedestres e até mesmo os condutores de veículos nos desvios dos buracos; como também no período de estiagem, a poluição, muita poeira, com epidemia de alergia, acometendo principalmente crianças e idosos, ocasionando mais um problema de saúde pública.
O centro educacional citado acima é acessível por Rua de chão (terra), sendo de dificíl acesso em dias de chuva, sem contar que a poeira em rua de maior tráfego se torna um risco a saúde dos moradores.
Todos os moradores e pais de alunos esperam que as autoridades responsáveis decidam (em caracter de urgência) a pavimentar (lajotar) a Rua Por do Sol até pelo menos a escola para diminuir o transtorno de tantas pessoas, uma vez que o numero de carros circulando por esta Rua tem sido intenso em diversos horários de segunda-feira a sexta-feira. Segundo otorrinolaringologistas, a poeira pode desencadear, principalmente, doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite alérgica. “O indivíduo pode entrar em crise e desenvolver complicações sérias, como sinusite e pneumonia”.
Sabendo-se que a pavimentação asfaltica é de alto custo, a comunidade entende que uma opção de custo consideravelmente menor e que oferece um desempenho adequado para Ruas como a citada acima seria um processo ecológico e de baixo custo que permite instituições públicas pavimentarem suas ruas com pavimentos de qualidade, reduzindo custos de manutenção e garantindo maior vida útil às ruas (rodovias).
A pavimentação alternativa, reduz consideravelmente a poeira trazendo benefícios ao povo diminuindo a incidência de doenças respiratórias, uma solução de baixo custo dando qualidade de vida para a população dos bairros periféricos. Se comparado à pavimentação asfáltica tradicional, sua aplicação não exige muitos cuidados e descarta o uso de aditivos poluentes tóxicos que exigem longo tempo de cura.