Vamos salvar o Parque da Matinha
Para: Exma. Sra. Prefeita de Valparaiso de Goiás Lucimar Nascimento/Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Valparaiso de Goiás Afrânio Pimentel
O Parque da Matinha, sito as margens da BR 040, no município de Valparaiso de Goiás, a apenas 35 kms da capital federal (Brasília), é talvez, o único reduto da fauna e flora que a ambição desmedida de empresários ainda não conseguiu destruir no centro da cidade, mas, agora, corre um sério risco de desaparecer. Valparaiso de Goiás é um município atípico, com apenas 61 Kms quadrados e não tem nem um metro de área rural sendo constituído de área urbana, semi urbana e de expansão urbana.
O Parque da Matinha é uma pequena área de terra onde se localiza a maior erosão do município, e pelo seu relevo e difícil acesso, tornou-se um refúgio de pássaros, quelônios (tartarugas), pequenos répteis e mamíferos (lagartos e gambás), com uma gruta, fauna diversificada e possivelmente endêmica ( espécimes que só existem naquele local). É o maior patrimônio ecológico do município e portanto, o maior tesouro ambiental dos moradores. Por seu diminuto tamanho e pela importância da sua existência para os moradores, quase que totalmente privados do contato com a natureza, apelamos a sensibilidade de todos os moradores da região para lutarmos em defesa da rica fauna e flora que sobrevivem no pequeno, porém grandioso, ecossistema do local.
Foi aprovada uma Lei Municipal que criou o Parque da Matinha em março de 2002, no entanto, podemos presenciar os interesses pessoais acima dos interesses da humanidade.
Temos a pretensão de colhermos 5.000 (cinco mil assinaturas) no menor prazo possível para embasar um novo projeto de Lei de iniciativa popular visando a manutenção e proteção do Parque da Matinha indefinidamente.
Ajude-nos a manter vivos centenas de pássaros, tartarugas, gambás, lagartos, insetos, e a magnífica flora de um ecossistema único. Vamos Salvar o Parque da Matinha.