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Reprovações no EPIC (Sistema de EAD Veiga de Almeida)

Para: Alunos da Universidade Veiga de Almeida - RJ

Ao Ilmo Sr. Reitor da Universidade Veiga de Almeida.

Os abaixo-assinados, alunos, devidamente matriculados na Universidade Veiga de Almeida, vem respeitosamente, através desta, solicitar atenção ao pleito aqui manifesto, observadas as considerações abaixo, tendo em vista esta carta ser o último meio acadêmico possível de petição, a fim de que sejam sanadas as questões pendentes acerca do exposto:
É de conhecimento geral a atualização ocorrida no sistema virtual de ensino à distância da Universidade, fato que gerou dificuldades para a maioria dos alunos inscritos em diversas disciplinas. Após tentativas, em todas as instâncias, de resolução de suas dúvidas e problemas, apresentamos-lhe:
1. A dificuldade na interação com os professores via sala de aula virtual ou e-mail, que configurou uma falta de mediação pedagógica, fatal no que diz respeito ao ensino virtual, e por vezes sacrificou a oportunidade de desenvolvimento do aluno;
2. A ausência de proporcionalidade entre a questão nota avaliativa/faltas, tendo em vista o índice de reprovações por “faltas”, com notas expressivas;
3. O critério de “presença” em um ambiente virtual, que desconsidera a celeridade eletrônica;
4. A falta de exposição de critérios de correção nas avaliações, que configurou um grande vácuo didático no possível aprendizado;
5. A falta de exposição dos erros e acertos dos discentes, sendo o grau de avaliação exposto somente com o valor da nota, sem qualquer observação ou explicação a respeito do conteúdo;
6. A impossibilidade de evolução do aluno, tendo em vista a falta de clareza se seu processamento, interpretação e compreensão da informação expostos foram corretos ou não;
7. A unilateralidade do ensino, ferindo o princípio de que as múltiplas dimensões geradas na interação aluno e professor devam ser consideradas, e de que o estudante é o foco do processo pedagógico;
8. As confusões geradas pelo meio sistêmico de exposição de notas;
9. A desorganização no lançamento de nota dos alunos, que por vezes realizaram avaliações presenciais sem saber sua evolução acadêmica;
10. A falta de precisão no lançamento das notas dos alunos, que por vezes tiveram de consultar presencialmente a coordenação;
11. A cobrança de conteúdo desproporcional ao lecionado através do material online, que por vezes não foi suficiente para a realização de provas com exigência de conhecimento muito além do que foi explicitado e ensinado;
12. A cobrança de conteúdos inexistentes nos links apresentados no ambiente virtual para realização das atividades;
13. A falta de clareza na disposição das notas avaliativas;
Vale ressaltar que os abaixo-assinados podem, em sua particularidade, terem sido afetados por um ou mais itens apresentados. Por este motivo, juntamente com nome e matrícula, apresentamos-lhe a matéria lecionada.
Ante o exposto, requeremos a devida atenção ao solicitado e resolução do mesmo, pois as conseqüências de todos os problemas elencados são diversas, como por exemplo: perda do benefício governamental (FIES) por reprovação, impossibilidade de conclusão de curso, ônus financeiro, tal como o grande desgaste emocional causado.




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Esta petição foi criada em 13 agosto 2014
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
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