Homenagem: alterar nome da Refinaria de Pernambuco para Refinaria Gov. Eduardo Campos
Para: Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco
A luta da sociedade pernambucana por oportunidades que mudassem a face econômica do Estado, proporcionando novas e melhores perspectivas para o seu povo, tem como obra emblemática a construção da refinaria de petróleo que vem sendo realizada pela Petrobras e que em breve iniciará suas operações no Complexo Industrial Portuário de Suape.
O unidade foi batizada de Refinaria General Abreu e Lima em homenagem ao pernambucano que lutou junto a Bolívar, como uma deferência à então sócia do empreendimento na ocasião do projeto, a companhia petrolífera venezuelana PDVSA.
Tendo em vista que a PDVSA decidiu, a posteriori, não mais participar do investimento, e que o General Abreu e Lima já é detentor de homenagens em virtude dos seus feitos, dando nome à cidade na Região Metropolitana do Recife, sugerimos que seja proposta alteração na nomeação do empreendimento.
A Refinaria do Nordeste coroa uma etapa, iniciada com a construção do então Porto de Suape, que evoluiu para um Complexo Industrial Portuário. Complexo este que é fruto da luta de toda a sociedade pernambucana, independente de correntes políticas ou classes sociais.
Na medida em que finaliza uma etapa, a refinaria também descortina um horizonte de novas oportunidades, sinalizando um salto na nossa diversificação econômica. Será também lembrada como o investimento que marcou o início de uma nova era no Estado, com investimentos estruturadores de porte e que colocaram Pernambuco no cenário de atividades como a indústria naval e a indústria automobilística.
Estas conquistas, fruto da luta de toda a sociedade, não seriam possível sem o destacado envolvimento de seus líderes. Sendo assim, nada mais justo que o Estado preste homenagem a todos os líderes que se envolveram em tal conquista, na figura do Governador em cujo mandato materializaram-se grande parte dos investimentos.
Desta forma, a fim de assegurar que as futuras gerações de pernambucanos não se esqueçam dos feitos de seus antepassados, vimos abaixo assinados solicitar ao Exmo. Sr. Governador do Estado de Pernambuco que articule-se com os demais setores da sociedade para que seja alterado o nome da atual Refinaria General Abreu e Lima para a futura Refinaria Governador Eduardo Campos.