Movimento Pró-Museu de Três Rios
Para: À Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE TRÊS RIOS
Criado pela Lei 1.303, de 04/01/1979
CARTA ABERTA
À Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Três Rios, município do interior do estado do Rio de Janeiro, além de sua localização estratégica - já foi considerado o maior entroncamento rodo-ferroviário da América Latina - tem se desenvolvido acentuadamente nos últimos anos. Possui várias universidades públicas e privadas e inúmeros cursos técnicos de capacitação profissional. A chegada de grandes indústrias e a ampliação do comércio transformaram-no em importante pólo industrial e comercial da região, sem contar o crescimento dos investimentos no setor imobiliário.
Paralelamente a estas grandes mudanças, existe uma grande preocupação com a memória local. O progresso, motivo de grande orgulho para os cidadãos trirrienses, deve ser acompanhado por ações que preservem a sua trajetória para que não se percam as referências históricas.
Houve um movimento, realizado em 1998, representado naquela ocasião por empresas, órgãos e instituições dos mais diversos setores, a fim de obter a cessão do prédio do antigo Fórum de Três Rios, de propriedade do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento de atividades culturais. O Presidente do Tribunal de Justiça, na ocasião, Desembargador Dr. Thiago Ribas Filho, oficializou a cessão do 2º pavimento, ficando a promessa de ceder o restante do prédio à medida em que fosse desocupado. Para a implantação do primeiro museu de Três Rios - projeto idealizado para o local - há a necessidade de todo o prédio, o 1º e o 2º pavimentos, incluindo os anexos, o que já foi solicitado, pelo governo municipal, através do Processo Administrativo nº 2011.080724.
Estamos convictos de que ter um espaço apropriado para abrigar o acervo histórico e cultural que se encontra espalhado em posse de algumas famílias, nas mais diferentes localidades, contribuirá para reunir em um só lugar: fotos, documentos e objetos que representam grande parte da nossa história e que estão se perdendo com o passar do tempo. Um museu é o local ideal para este fim, pois teria as devidas condições para preservar esse material e, ao mesmo tempo, disponibilizá-lo para toda a população.
Vimos solicitar, portanto, a efetivação da doação do prédio em tela - o antigo Fórum de Três Rios - que por si só já se caracteriza como um marco da nossa cultura, para que possamos realizar este antigo sonho do povo trirriense mantendo viva e preservada a nossa memória.
NÓS, ABAIXO-ASSINADOS, ratificamos, neste momento, a solicitação endossada pela sociedade trirriense em 1998 e solicitamos a cessão definitiva, ou por 20 anos, de todo o prédio em questão para a criação do Museu Municipal de Três Rios.
Três Rios, 08 de setembro de 2014.