Melhorias no transporte público no bairro de Mussurunga
Para: Prefeito de Salvador(ACM Neto), Secretário de Urbanismo e Transporte(Fábio Mota)
Prezados Prefeito da cidade de Salvador e Secretário de Urbanismo e Transporte da mesma,
sou morador(a) do bairro de Mussurunga e venho por meio desta petição solicitar melhorias do nosso transporte público.
Nossa situação está se tornando cada vez mais crítica. O bairro possui atualmente três linhas(Setores C/G, Setores L/J, Setores H/I) que funcionam como ligação para a Estação Mussurunga. A quantidade de ônibus para a Estação está muito aquém da demanda que necessitamos.
Nos horários de pico(início da manhã, início da tarde e no período da noite) temos problemas sérios com a relação de número de passageiros - ônibus disponíveis. O cenário mais comum é, no momento da saída dos ônibus, os mesmos saírem lotados e muita gente ficar de fora, tendo que esperar o próximo horário disponível.
Já o cenário de quem está no bairro em sentido oposto(Setores - Estação Mussurunga), é de muita demora. Considerando na maioria das vezes que são duas esperas(para a Estação e posteriormente para o destino final) a demora pode chegar e até ultrapassar o período de uma hora.
Temos também reclamações recorrentes da falta de respeito aos horários disponibilizados no site da Transalvador, principalmente no período da noite. Aparentemente quando um ônibus é indisponibilizado por algum motivo, não existe a reposição imediata.
Aos finais de semana a situação piora. Apesar de boa parte dos horários presentes no site da Transalvador constar período em média de meia hora, a espera pode chegar até a uma hora em determinados horários do dia, principalmente à noite. O projeto chamado "Domingo é meia" é extremamente válido mas de nada adianta se nossa frota também é reduzida pela metade ou mais.
As linhas citadas são as que possuem o menor trajeto e mesmo assim os ônibus constantemente param, diferentemente do que acontecia anos atrás, quando os ônibus circulavam mais.
Além disso, Mussurunga vem sendo prejudicado com a retirada das linhas que serviam exclusivamente ao bairro. Dos bairros beneficiados pela ligação à Estação Mussurunga, hoje Mussurunga é o único que não possui mais linhas exclusivas.
Já tivemos as linhas (Lapa, Ribeira, Campo Grande e Ondina) e elas foram retiradas paulatinamente. A última retirada foi a linha Lapa, que era bastante útil para muitas pessoas. Esse ato da retirada das linhas foi de uma desconsideração e falta de respeito imensas para o nosso numeroso bairro.
Nossa sugestão inicial é a de complementar o esquema atual de ônibus e horários(deixando bem claro, que é uma adição e não substituição). Incluir micro-ônibus que rodem constantemente, reduzindo consideravelmente a espera e o problema dos ônibus cheios em diversos horários do dia. Uma alternativa econômica e que irá melhorar bastante nossa situação.
O bairro de Mussurunga espera por uma séria atenção e consideração da Prefeitura Municipal de Salvador sobre o assunto.
Atenciosamente,