Porque nós, mulheres, votamos em Dilma!

Para: Eleitores brasileiros

Dilma tem o compromisso com a defesa do Estado Laico e com o tratamento igualitário das questões políticas e sociais, livre da interferência de correntes religiosas, e por isso combate todas as formas de intolerância e discriminação.

Dilma, como jovem militante política, enfrentou a violência da ditadura militar, a prisão e a tortura. Na luta pelas liberdades democráticas e pela igualdade jamais se deixou vergar pela repressão, mantendo seus valores e ética à custa do próprio sofrimento e dor impostos pela tortura. Nesse sentido, é que se mantém firme na defesa da democracia, da liberdade de manifestação, do respeito às diferentes opiniões e bandeiras e no combate ao discurso do ódio.

Dilma deu continuidade à implantação de uma política de Estado de prevenção e combate à tortura sancionando a lei que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; com o objetivo de erradicar os tratamentos cruéis, desumanos e degradantes de pessoas que estejam privadas de liberdade: em prisões; delegacias; hospitais psiquiátricos; instituições de longa permanência de idosos; instituições socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei.

Quando Dilma tomou posse acompanhada de sua única filha, estava representando mais de 100 milhões de mulheres de nosso país. Cerca de 40% das famílias hoje no Brasil são chefiadas por mulheres, ou seja, são elas as principais responsáveis pelo sustento de seus lares. No Brasil, as mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho e têm alcançado os maiores níveis de escolaridade, Dilma criou o Ministério de Políticas para as Mulheres como o objetivo de valorizar e assegurar conquistas de todas as mulheres brasileiras.

Os programas sociais do governo Dilma como Minha Casa, Minha Vida têm beneficiado milhares de mulheres com a garantia de terem a escritura de suas casas em seu nome. Mais moradia para as mulheres são certeza com Dilma presidenta! Além disso, a facilidade de acesso ao crédito permite às mulheres de baixa renda a possibilidade de gerir seu próprio negócio e maior independência financeira.

Com Dilma a imensa quantidade de trabalho realizado pelas mulheres no espaço doméstico ganhou visibilidade! O que significa mais cidadania para as trabalhadoras domésticas, e os mesmos direitos assegurados a qualquer outro trabalhador.

Dilma quer o fim da violência contra a mulher. Para isso criou a Casa da Mulher Brasileira em inúmeros municípios do Brasil e fortaleceu a Lei Maria da Penha com a criação do serviço de denúncia 180.

Com Dilma Presidenta as pessoas estão em primeiro lugar, deixam de ser meras mercadorias! As políticas econômicas implementadas no governo Dilma têm como eixo central a valorização do emprego e das políticas sociais. A história nos ensinou que autonomia do Banco Central e políticas de “ajuste” econômico significam cortes nas políticas sociais. Com Dilma as políticas sociais têm prioridade e são responsáveis pela redução da desigualdade social no país e no combate à fome – segundo a ONU, o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome –, cujos resultados são visíveis, e repercutirão na vida das novas gerações.

Dilma tem o compromisso com políticas de Estado de longo prazo e com a valorização da gestão publica e de seus gestores, os principais responsáveis pela realização das políticas públicas. Nesse mandato foi incorporada uma qualidade fundamental: a transparência. Por meio da Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) e da criação do Sistema Nacional de Participação Social a sociedade brasileira tem garantido seu direito constitucional de acompanhamento e controle da ação estatal. Com Dilma presidenta tivemos a consolidação dos mecanismos formais por meio dos quais o interesse público tem real possibilidade de se fazer presente.

Nos últimos 12 anos a política internacional brasileira deixou seu lugar de submissão aos interesses econômicos dos EUA e tornou- se independente e ativa, inaugurando um novo cenário geopolítico na América Latina e nas relações com outros países do Sul global. Com Dilma o Brasil tornou-se independente do Banco Mundial e FMI e realiza inúmeros programas de cooperação e desenvolvimento numa clara demonstração de solidariedade e de combate à miséria no mundo e de construção da paz.

Com Dilma e Lula os jovens brasileiros tiveram, como nunca antes, facilidades para frequentar as universidades em todo o país. Somente pelo programa Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foram 1,16 milhão de jovens ingressando na universidade. O programa Ciência Sem Fronteiras concedeu 83 mil bolsas para alunos brasileiros estudarem no Exterior. Com o fortalecimento do ENEM, PROUNI e PRONATEC, os jovens têm acesso ao ensino superior e maior possibilidade de inserção no mercado de trabalho, nossos jovens têm garantias de um melhor futuro, com melhores salários e segurança social.