ABAIXO-ASSINADO PELAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DO BRASIL
Para: O POVO BRASILEIRO
Nós, abaixo assinados, docentes, estudantes e funcionários das instituições públicas de ensino, conclamamos nosso povo a contribuir com o voto para a preservação das universidades, institutos e colégios federais da ameaça de privatização e sucateamento que o PSDB leva às últimas consequências sempre que ascende ao poder.
Foi o que FHC fez durante seus dois mandatos presidenciais, quando deixou à míngua as instituições de ensino de responsabilidade do governo federal. Em vez de abrir novas unidades e concursos, cortou verbas cruciais, achatou salários e congelou o valor do reduzido número de bolsas concedidas. Assim, conseguiu o feito perverso e paradoxal de ser um PhD que figura como “persona non grata” no âmbito das instituições públicas de ensino.
Tratamento ainda pior dispensou Aécio Neves à educação em Minas Gerais. Como governador, feriu a Constituição ao pagar salários abaixo do piso nacional da categoria e levou a uma situação em que faltam mais de um milhão de vagas nas escolas de ensino médio do estado.
Nas instituições federais de ensino, sabemos que muita coisa ainda precisa melhorar e, para tanto, manifestamos nosso compromisso de levar às últimas consequências a luta em prol do ensino público de qualidade em todo o território nacional. Mas sabemos igualmente que a consecução desse objetivo se mostrará bem menos problemática se o Partido dos Trabalhadores reeleger sua candidata.
Somos cidadãs e cidadãos que não necessariamente têm filiação partidária e, no primeiro turno, votaram em diferentes agremiações políticas. Portanto, é com espírito suprapartidário e pensando exclusivamente no bem comum que, neste segundo turno, defendemos o voto em Dilma Rousseff.
Brasil, 9 de outubro de 2014.