Pelo Reconhecimento do Nome Social na UFJF
Para: Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas da UFJF
Existem pessoas na Universidade Federal de Juiz de Fora que se identificam como transexuais ou transgêner@s. Elas não se sentem alinhadas ao sexo biológico com que nasceram, e passam por um processo intenso de reconstrução de identidade de gênero. Uma parte importante deste processo é que tenham um nome compatível com a sua identidade, ou seja, a garantia de que o seu nome social seja adotado pelas instituições e pessoas ao seu redor ao invés do nome de nascença. Uma mulher transexual que tenha nascido com o nome de José, por exemplo, pode escolher Maria como nome social.
As pessoas trans, sejam elas nossas colegas do corpo discente ou eventuais membros do corpo docente da faculdade, fazem o uso do seu nome social em todos os âmbitos das suas vidas. Elas também precisam ser reconhecidas na sua vida acadêmica pelo nome adequado.
Infelizmente, a UFJF não possui uma política específica para que o nome social seja utilizado e respeitado. Outras Universidades já o permitem e utilizam, como UFSCar, UnB, USP, UFERJ, UNIFESP, UNIFAP, dentre outras. Assim gostaríamos de garantir que todas as pessoas da UFJF tenham as suas identidades protegidas durante a sua trajetória acadêmica na universidade.
Por isso é importante que coletemos assinaturas referentes a esta questão. Um abaixo assinado está sendo organizado e será entregue à Pro-Reitora de Políticas Afirmativas, visando pressionar a regulamentação, por parte da UFJF, do uso do nome social.