Arvore é vida -Itajubá _MG
Para: Greenpeace/ IBAMA / mma.gov / Fantastico
Arvore é vida!
Árvore, fonte de vida, fonte de sobrevivência para aqueles que têm consciência!
Consciência que não existe na mente do prefeito de Itajubá _MG e daqueles que o apoiam, árvores estão sendo destruídas para ser construído estacionamento para políticos, uma praça que era linda por possuir uma paisagem natural exuberante, totalmente arborizadas (árvore grandes), tinha beleza, sombra, pássaros e trazia benefícios à qualidade do ar foi destruída e suas arvores cortadas. Tudo isto para que? Para nada, simplesmente para se construir uma nova praça.
O desmatamento é um dos grandes problemas ecológicos enfrentados pelo país na atualidade, não é um impacto ambiental isolado. Ele está intimamente ligado a outros danos ecossistêmicos, como a poluição, a invasão de espécies exóticas e o aquecimento global, reage com eles e essa integração os reforça mutuamente, gerando efeitos negativos maiores do que a simples soma de seus componentes, efeitos que são muitas vezes irreversíveis.
O problema é grave! Se as atuais tendências continuarem, sem mudanças profundas no sistema político, na valoração da natureza por seus serviços e também por si mesma, enfim, na mentalidade e na cultura predatória e imediatista predominante, a segurança e o bem-estar de todos estão ameaçandos e a garantia de um futuro para as próximas gerações que seja desejável de viver.
No Brasil existem leis rígidas, podendo levar para prisão quem comete um crime ambiental. É certo que uma legislação pode ajudar a deter maior parte do desmatamento, mas se o governo não impuser fiscalizações para monitorar, as leis acabarão sendo em vão.
Cadê a fiscalização em Itajubá? Depois de tantas árvores destruídas, ninguém será punido por um crime tão grave? Algo tem que ser feito para que outras árvores não sejam destruídas e que as pessoas envolvidas neste crime bárbaro sejam punidas.
O povo exige e tem o direito de saber que algo está sendo feito, queremos soluções. Temos este direito!
Senhor prefeito, tenho consciência que não é fácil governar uma cidade, da sua competência administrativa e de quantas horas de trabalho o senhor já dedicou à cidade, porém, quando o senhor tiver um tempinho, pensa com carinho no que pode ser feito para dar vida, e conforto a referida praça, não desmate!
Vamos gritar na esperança que alguma autoridade nos ouça e tome as providencias cabíveis.