Contra emissão de gases tóxicos em larga escala pelo polo petroquímico de Mauá no Grande ABC

Para: Ministério Público / CETESB / Ministério do meio ambiente

Rigor e rapidez nas investigações de emissão de gazes poluentes que afetam a saúde da população ao redor do polo petroquímico de Mauá no Grande ABC.
Além das doenças respiratórias, é comum encontrar na região pessoas com problemas de tireoide.
O fogo da chaminé, que fica visível dia e noite, é resultado da queima dos gases. O problema é que a fumaça se dissipa e vai longe.
Quem mora a mais de 1 km da fábrica também sente o cheiro forte e passa mal. Vergonhoso!
Os estudiosos notificaram a Secretaria de Saúde Estadual, que fez um alerta à população. Depois disso, novos casos foram descobertos. Em uma comparação feita em 2005, número de doentes na área próxima ao polo foi cinco vezes maior do que em bairros mais afastados. A pesquisa identifica, em média, 11 doentes por mês.
Temos o direito de viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado e não conviver com a omissão do poder público. Pedimos punições severas por esta irresponsabilidade, desrespeito e agressão com a natureza e com as nossas vidas!