Fim do Horário de Verão
Para: Câmara dos Deputados
Essa é uma petição a favor do fim do Horário de Verão
Todos os anos, durante os meses de outubro a fevereiro, o Brasil adota o horário de verão. Isso começou na era Vargas, quando ele sancionou uma lei obrigando que o Brasil adote esse horário.
Entre 1931 e 1985, houve diversos períodos em que o horário de verão não foi adotado. Contudo, a partir de 1985, anualmente é adotado o horário de verão.
O objetivo do horário de verão é garantir economia nos horários de pico (entre 18h e 24h). Isso acontece já que, com os relógios adiantados em uma hora, demora-se mais para anoitecer.
Mas não é só com isso que garantiremos economia de energia. A economia de energia do horário de verão pode ser conseguida através de outros meios, como em campanhas a favor do consumo racional de energia.
As desvantagens do horário de verão são várias. A principal é que ele afeta o relógio biológico. Quem acorda cedo todos os dias sente na pele os transtornos do horário de verão. Como a pessoa deve dormir em torno de 8 horas por noite, para que o bem-estar dela seja mantido durante o dia, a pessoa deve dormir mais cedo. Acontece que a noite demora mais para chegar, e o relógio biológico humano foi feito para dormir no escuro. Os transtornos ainda são visíveis nas primeiras horas da manhã. Com os relógios adiantados em uma hora, demora-se mais para amanhecer. Muitas pessoas têm que "madrugar" durante o período, para que não cheguem às suas obrigações atrasadas. As pessoas se adaptam à mudança ao decorrer do horário de verão. Contudo, quando acaba, ela tem que readaptar tudo de novo. Isso também aumenta os riscos na área da segurança.
Ainda não parou: ele ainda pode causar desconforto psicológico com a sensação de perda de tempo. Isso acontece, porque, olhando para o céu iluminado, a pessoa ainda achará que ainda está cedo. Contudo, quando ela vê o relógio, já está tarde.
Com a mudança, são também causadas confusões em aniversários de nascimento e óbito das pessoas. Isso acontece especialmente com pessoas que nascem ou morrem entre 0h e 0h59 e coincidentemente fazem aniversário no dia do início do horário de verão, quando a pessoa supostamente não faz aniversário. A situação é revertida para quem nasce ou morre entre 23h00 e 23h59 no dia do término do horário de verão, onde supostamente pode ser feito duas vezes.
O horário de verão também interfere na programação das emissoras de televisão e rádio. Apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste aderem ao horário de verão. Com isso, elas tem que exibir suas programações dentro do horário de Brasília (que está dentro do horário de verão). Com isso, as emissoras são forçadas a exibir seus programas nas regiões Norte e Nordeste mais tarde. O horário de verão também causa transtornos à classificação indicativa dos programas, já que o Ministério da Justiça prevê que, entre 6h e 20h, apenas podem entrar no ar os programas com classificação "Livre" e "10 anos".
O horário de verão ainda pode impactar sistemas de informática. Durante o início ou término do horário de verão, os sistemas precisam ser desligados e religados para que a mudança de horário não provoque problemas internos nos programas e nem efeitos indesejáveis.
Então, o horário de verão é apenas um engodo para fingir que está garantindo a economia de energia.