O abandono de Animais nas ruas de nossa cidade (Niterói) deve ser visto como um problema Municipal e a saúde pública deve ser priorizada. (Com Hospitais Públicos e Veterinária Pública Municipal.

Para: Rodrigo Neves - Prefeito de Niterói

Por quê animais abandonados nas ruas de nossa cidade é um problema de todos?

Temos inúmeros problemas em Niterói, tantos, que seria praticamente impossível enumerá-los em um post só. Por isso, sem querer desmerecer outros problemas, neste quero trazer a atenção sobre o número de abandonos de animais em nossa cidade, que só tem triplicado a cada ano. Obviamente esse não é um problema que ocorre apenas em Niterói, mas pode se tornar um pouco problemático demais mudarmos o mundo, mesmo mudar o Brasil... mas juntos, podemos fazer a diferença em nossa cidade e quem sabe, pode servir de exemplo para outros municípios.

Niterói tem sido notícias de vários eventos de Adoção de Animais, graças aos Protetores em nossa cidade, que são muito ativos. Os Protetores fazem um trabalho admirável no país todo. Eles sacrificam suas horas de lazer e dedicam sua vida a ajudar os animais que passam por situações de sério risco nas ruas. É um trabalho que fazem voluntariamente, que devia ser de responsabilidade da Prefeitura, e da preocupação da comunidade toda. Apesar de fazerem uma gigante diferença, essa não é a solução. O que acontece, é que com o descaso dos demais habitantes e da prefeitura sobre esse assunto, o trabalho dos protetores ao invés de corrigir um problema, apenas remedia. E o pior, é que após um certo número de resgates, em poucos meses os protetores de animais ficam sobrecarregados demais, cheios de dividas e com praticamente nenhum suporte.

Muitos de vocês podem achar que os protetores procuraram por isso, e que é problema deles, mas o que vocês talvez não saibam é que eles não fazem esse trabalho por vontade de ter 30 e mais cães e 200 gatos... não é. Eles fazem isso por amor e preocupação aos animais que ficam ao relento numa cidade que foi dominada por humanos, e por consequência como todos outros animais, perderam seu habitat, tendo de sobreviver no asfalto e no calor infernal, ambiente construído apenas para a espécie humana. Mas os protetores também o fazem por amor a nossa cidade.

Entenda como o trabalho deles é importantíssimo: Para cada animal que tiram das ruas, além de acabar com o sofrimento dele (que pode ser de atropelamento ou doença ou fome etc..) ao castrá-lo, está prevenindo esse animal de entrar no cio e ter mais linhadas que resultaria a mais animais nas ruas a cada poucos meses. Imagine agora, se não existisse nenhum protetor na cidade para resgatar, castrar e adotar parte desses animais, a quantidade surreal de animais que estaria nas ruas...

Agora, por quê o abandono de animais é problema de todos e deveria ser tratado como um problema municipal? Talvez pela mesma razão que o lixo, a segurança, a saúde e educação também são problemas que devem ser tratados e resolvidos no município. Novas leis estão sendo feitas, mas não podemos esperar os políticos, a presidenta, ou o exército resolver os problemas municipais. Somos nós que devemos cuidar da nossa comunidade e preservá-la. A questão é que enquanto não for visto como uma questão municipal, esse problema não será resolvido. Mesmo com os grandes esforços dos Protetores para remediar essa situação, só tende a se agravar. Pois o número de protetores é pequeno. Enquanto que se encarado como um problema municipal, poderá ser resolvido em pouquíssimo tempo. E o que eu proponho é o seguinte :

1- Visão Prática: Não apenas fazer projetos para o futuro, do tipo ‘o quê sonhamos para uma cidade futurista moderna’ mas ENCARAR os reais fatos da nossa cidade. Ex: violência, desigualdade social, abandono, saúde e educação pública abandonados. A prefeitura investe em obras de ruas, estradas, até eventos culturais (o que é legal) enquanto o que já existe permanece abandonado. Não adianta pensar apenas no trânsito de todo dia, e no entretenimento, a população precisa de educação e saúde de qualidades e essa devia ser a prioridade.

2- Consciência Ambiental: Olhar para os animais de nossa cidade com outros olhos. Entendam que eles não estão invadindo nosso espaço, nós que dominamos o habitat. Eles não querem se por no caminho dos carros ou perambular embaixo do sol procurando por agua e comida. Eles precisam, pois estão abandonados. E porque continuam abandonados, procriam, multiplicam-se e ficam sujeitos a doenças. Por que isso é um problema nosso? É um problema de saúde! A saúde dos animais também afeta a nossa, consequentemente. Ficamos expostos também, assim como as crianças que brincam nas ruas. Você realmente quer proibir seus filhos de brincar na rua por causa de doenças? Você realmente gosta de ver os animais nessa situação na sua cidade tão bonita?

Ainda mais com a chegada do verão. Por que não entender que os animais também precisam de água? Os pássaros caem duros procurando por uma fonte de água. Esse levantamento de prédio desregulado... Até quando a venda imobiliária vai ser mais importante que nossa reserva florestal? Quando vamos mudar isso? Não percebem que a cada ano o Verão vem mais intenso? Por que não promovemos um mutirão para plantar cada vez mais árvores, hortas urbanas, áreas verdes em todos os prédios, para recuperar nosso ecossistema por ex?

3- Priorizar a Saúde Pública! : Eu não entendo muito de política, mas na minha humilde opinião, saúde e educação deviam ser a prioridade em todo país. Parece que toda população reclama por isso, no entanto não exige devidamente em seus municípios. Precisamos de mais escolas e hospitais públicos! Da mesma forma que precisamos de pelo menos uma Veterinária Municipal Pública. Por que? Porque em nossa cidade não existem apenas humanos. Precisamos entender que outras espécies habitam em nossa cidade e que devemos preservar a sua saúde e segurança também. Da mesma forma que nos importamos em preservar a vida das Tartarugas que apareceram milagrosamente na nossa costa poluída, devíamos nos importar com as demais espécies. Todos que habitamos e fazemos parte da comunidade e essência de Niterói. Não apenas quem ‘pode pagar por isso’... E eu digo isso, pois amo minha cidade, e visualizo como poderia ser tornar um local perfeito para se viver.

Por que a saúde dos animais devia ser uma prioridade? Da mesma forma que cada municio deve ter seu hospital público devia também ter sua veterinária pública. E eu sei o que vão dizer. Ah pra que? Vai ser mais um órgão público abandonado. Mas eu não estou sugerindo cria-lo para seguir o exemplo de abandono e ineficiência. Eu sugiro que seja uma prioridade investir no que já existe e mudar essa realidade vergonhosa. Em Hospitais e Veterinárias com profissionais bem remunerados, equipamentos e material regularmente abastecido.

Entendam que enquanto não houver veterinária pública, cada resgate de animais de rua se torna problemático e caro. Não é um investimento desnecessário, é na verdade muito necessário para cada município, pois sem ele agrava consideravelmente o número de abandonos, além de deixarem os protetores totalmente escassos e dependentes de demais contribuições para fazer novos resgates quando já sobrecarregados. Muitas pessoas criticam aqueles que pedem por doações para pagar contas em clinicas veterinárias, e não entendem que na verdade esse é um problema que afeta a todos. Pois quando um animal não é resgatado, ele fica ao relento para adoecer e procriar nas ruas. E muitos se incomodam com a situação mas não procuram a origem do problema.

Os profissionais que cobram um preço mais camarada também estão sobrecarregados por tanto ajudar os protetores. A criação de uma veterinária pública municipal possibilitaria o aumento dos resgates diários sem sobrecarregar um único órgão estadual! Mais animais poderiam sair das ruas, serem tratados gratuitamente sem que os protetores acumulassem dividas ou precisassem futuramente fazer empréstimos pra paga-las ou implorar por doações. Inclusive, qualquer pessoa poderia ajudar e tirar um animal da rua e trata-lo sem precisar cortar do seu salário pra isso. E todas aquelas pessoas que gostariam de resgatar mas não podem, por não terem 50 ou 100 reais para pagar uma consulta, poderiam agora fazer sua parte também de forma independente, o que ajudaria os protetores sobrecarregados.

Entenda que a consulta na Veterinária é o mais importante no resgate, é o que precisa ser feito antes do animal ir para sua casa sem perigo de nenhuma contaminação. Claro que nos casos de doença, a culpa não é do animal, mas dos humanos que o abandonam e não se importam com o acumulo de lixo em todo lugar, e eles tem que viver no meio desse lixo... Então o que acontece é que muita gente deixa de resgatar por não poder pagar uma consulta. Veterinária Pública Efetiva com profissionais remunerados e equipamento é o mais necessário para resolvemos essa questão de abandono.

4 – Ajuda Municipal aos Protetores de Animais já sobrecarregados: Esse é outro fator importantíssimo. E antes que venham falar em custos eu explico de que ajuda estou falando: Ração, Remédios, Visita Veterinária ao local do protetor e construção quando necessário. Pense em quantos milhões são gastos numa obra qualquer de rua, estrada... uma pequena construção nos abrigos já existentes não seria tão caro assim.

Existem poucos protetores em nossa cidade que resgataram mais de 200 animais e não conseguem adoção simultaneamente. Essas pessoas mal possuem espaço e pedem ajuda na internet via outros protetores para ração para que seus animais não morram de fome, é muito triste essa situação, muito problemática. Já aconteceu de protetor ter que deixar os animais fugirem para que não comessem uns aos outros, tão pobres são e tão abandonados pelo município estão. Precisamos mudar essa realidade para que não aconteça com mais protetores.

Pense em quantas casas e terrenos abandonados existem em nossa cidade. Quantos locais inutilizados que acabam virando mais um deposito de lixo. Espaços esses que poderiam estar sendo melhor utilizados, seja para o plantio, restauração do eco sistema ou para a criação de Santuários... Eu acho razoável, que protetores com 30, 50, 100, 200 ou mais animais recebem um espaço maior de doação para criarem seus animais. Pois eles não estão superlotados por fetiche, e sim por fazerem um trabalho voluntario importantíssimo em nome da nossa saúde pública e proteção aos animais de nossa cidade.

A maioria dos protetores superlotados é pobre e vive com os animais em péssimas condições sem menor assistência. Justamente por não terem dinheiro para pagar consultas veterinárias, os animais adoecem, e por não poderem pagar castração que é por volta de 150 a 500 reais, os animais se multiplicam dentro de casa... Isso seria facilmente resolvido com castração e consultas públicas mais acessíveis. ;/

5 – Santuário de Animais! : Obviamente muitos querem enxergar em sua cidade um santuário para se viver. Mas para que possa ser um santuário de verdade para nós humanos, é preciso que seja também um santuário para os animais. Como faríamos isso? Levando a conscientização ambiental a sério. Educando as crianças sobre a preservação da Natureza. Monitorando o despejo de lixo em nossa cidade. Placas de aviso com mensagens de efeito pode funcionar também, para lembrar os esquecidos as espécies de animais existentes no local que queremos preservar.
As Placas nem precisam vir de investimentos da prefeitura. Moradores de cada região poderiam unir fundos para instalação das placas necessárias. E garanto, com uma multa pesada muitos pensariam duas vezes antes de cometer um crime contra a natureza e os animais. Instalação de fontes e bebedouros também vai ser de grande ajuda no verão. Restauração da área verde em nossa cidade.

A criação de Santuários de Animais poderia ser feita conforme a necessidade. Não me refiro nunca a seguir o exemplo ineficiente que existe de canis e abrigos que os animais ficam acumulados e presos. Me refiro a reutilizar de locais abandonados para criação de novos santuários. Uma área abandonada poderia se tornar uma área verde e protegida, com local para os animais dormirem comerem receberem cuidados, ficarem em paz, uma opção de local protegido para não viverem nas ruas. Com doação de ração, remédios, castração e visita veterinária claro. Um local onde novos protetores podem prestar serviços voluntários, promover adoções, e um locar para Servir também de Lar Temporário quando não existe mais espaço no apartamento para mais animais.

Pois um dos grandes problemas dos protetores é achar Lar Temporário. Pouquíssimas pessoas se voluntariam a fazer LT para um animal resgatado em sua casa, quem o faz normalmente já é protetor e acaba adotando os animais que resgata. Não estou sugerindo a criação de um abrigo que ficará superlotado pela quantidade de abandono. Estou sugerindo a criação de verdadeiros Santuários, para animais viverem em paz em nossa cidade, que poderá servir para trabalho voluntario, mesmo visitação e doação. Um local que o abandono será proibido, punido, para que o apadrinhamento seja estimulado. Por ex: Você não precisa adotar o animal, mas pode ajudar no seu tratamento e a achar adoção enquanto abrigamos ele. Nunca fechando os portões para novos animais, mas monitorando a quantidade e o espaço. Castrando os que chegam quando estão na idade.

E uma vez que o espaço ficar apertado para a quantidade de animais, começar a construção de um novo santuário até que vire uma linha de santuários de animais que não vai gerar mais custos, pelo contrário, vai resolver o problema de superlotação de animais nas ruas e dos protetores. Só é necessário um pedaço de chão inutilizado, uma pequena construção e doações de ração, remédios e protetores. Eu não me incomodaria de trabalhar voluntariamente em um desses santuários.

A inauguração de santuários não atrapalha a nossa cidade, pelo contrário, a tornaria exemplo de proteção e preservação ambiental. E poderia mesmo se tornar parte do postal com parques agradáveis, com fonte, e local para ficar em lazer com a companhia dos animais, para brincar com os cães e gatos agora saudáveis, ler e fazer piquenique ouvindo os pássaros... um local para feiras eco educacionais, para as crianças visitarem. Criando uma conexão maior entre a população e os animais, saindo do status de descaso.

6 – Proibindo a Venda de Animais! – Outro fato importantíssimo que causa o grande número de abandonos de animais nas ruas é quantidade de criadouros. A exigência de um animal de raça tem inúmeras consequências em nossa cidade como em outras, como roubos de cães de raça, justamente para serem criados em criadouros para procriarem, gerando lucro para os sequestradores.

A realidade horrível por trás desse comércio sujo é: O sofrimento dos animais roubados por serem condenados para esse fundamento, vivendo longe de seus donos, a separação das fêmeas trancadas de seus filhotes e um fim terrível, via doenças como infecção no útero pela quantidade de filhotes que tem sempre no novo cio a cada meses, ou o abandono...

A venda de animais também causa o tráfico ilegal de animais silvestres e a criação em gaiolas sufocantes o que causa transtorno de estresse nos animais, se não a morte. Os Criadouros desfazem todo o trabalho dos protetores de retirar animais de situações de riscos nas ruas, colocando mais e mais animais nessa posição, pois muitas das pessoas que compram um cachorro pela raça são os que o abandonam na rua na velhice ou mesmo quando fazem algo errado. Uma boa forma de garantir que os animais estarão em boas mãos e não voltarão para as ruas é banindo esse comércio sujo, denunciando ele, e promovendo unicamente adoções responsáveis dos animais.

Dessa forma e criando santuários, poderemos mudar a realidade triste também dos pássaros de nossa cidade que passam de criadouros, para gaiolas em petshops para viverem e morrerem em gaiolas em apartamentos... Deixando-os viver em liberdade nas arvores, podemos aprender a apreciar a beleza dos animais sem aprisiona-los. E para os que se sentem culpados por já terem pássaros em gaiolas mas tem medo de solta-los na cidade, terem um local seguro para devolve-los a natureza. Sei que muitos não concordam com essa atitude, mas não acho que deva ser uma obrigação, mas uma opção ao menos.

Essas são algumas ideias que podem funcionar, só um começo para discussões desse problema que é um dos tantos problemas que afligem nossa comunidade e que não devia estar fora das prioridades, pois é um caso óbvio, visível onde quer que esteja na cidade, e que enquanto ignorado só mancha a reputação de nossa sociedade que até então não foca na educação da preservação ambiental. A Natureza e animais também precisam de segurança e saúde pública para evoluirmos. Não adianta apenas consumirmos sem preservarmos o meio ambiente, que nós mesmo sofreremos as consequências climáticas e de superlotação pela nossa irresponsabilidade.

Não vamos esperar o momento mais crítico para tomarmos uma atitude que a tanto tempo já foi aconselhada. Nós podemos mudar agora, começando hoje, entendendo esse caso e fazendo a prefeitura vê-lo como uma prioridade. Conscientizando nossos amigos e conhecidos do que nossa comunidade precisa. Substituindo as brigas políticas por ações políticas sociais efetivas.

O que me dizem? Se concordam assinem a petição, para que eu possa levar ao prefeito essa proposta com apoio dos moradores de nossa cidade e para que não seja banalizado:

Obrigada pela atenção