"Pelotas como eu quero" NÃO NOS REPRESENTA

Para: Construtora Idealiza Urbanismo, Prefeitura Municipal de Pelotas,

Eu, abaixo-assinado, declaro que a iniciativa promovida pela Idealiza urbanismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas denominada "Pelotas como eu quero" NÃO REPRESENTA OS INTERESSES DA POPULAÇÃO PELOTENSE. O evento acontecerá sábado e domingo dias 29 e 30/11 na Rua Lobo da Costa em frente à Praça. Site do evento: www.pelotascomoeuquero.com.br

A empresa promotora do evento é uma construtura que possui empreendimentos imobiliários gigantes e de alto luxo em Pelotas, empreendimentos estes que SEGREGAM a população mais carente e "protege" seus moradores de toda a "violência" que poderia vir a ser produzida por "pobres, desajustados sociais ou vândalos".

A Pelotas que se quer possibilita à população em geral acesso a melhores áreas de lazer, políticas de segurança pública, melhorias no trânsito, inclusão social, educação de qualidade, educação ambiental e políticas de segurança pública e acesso à cultura a TODOS OS CIDADÃOS e não apenas a um pequeno grupo.

Ao negar a existência de iniciativas que já ocorrem na cidade e se autodenominar como o evento que vai mudar a vida dos pelotenses, o projeto demonstra total falta de conhecimento do que a cidade produz e ao invés de valorizar essas iniciativas, promovê-las e abraçá-las se coloca como única alternativa ao desenvolvimento que ações independentes vêm construindo a longo de anos de trabalho e luta. A proposta, palestrantes e atrações não são de Pelotas: como querem nos enfiar goela abaixo o que Pelotas precisa e quer se nem ao menos conhecem nossa realidade?

Outro fator importante de ser analisado é o caráter marqueteiro e político que possui o evento, visto estar sendo produzido com interesses enormes na questão da nova lei do IPTU. Proposto pela
construtora Idealiza, responsável pelos murados condomínios gigantes Lagos de São Gonçalo (35 hectares) e Veredas (mais de 10 hectares), ainda em processo de comercialização. A elevação do tributo naqueles dois condomínios e outros do tipo pode vir a afetar as vendas. Nesse momento a Idealize se prepara para construir condomínios abertos tipo o Quartier, destinados a clientes de outras faixas de renda e seu interesse nada mais é do que atrair compradores.
Não interessa o que a população quer, pois eles já sabem o que querem e como farão, pois, afinal, quem define a ocupação urbana é, mal ou bem, o Plano Diretor, nada além dele.

Este é um discurso falacioso e basicamente um engodo! Querem nos fazer de trouxas!

O site amigosdepelotas.com.br vem trazendo esclarecimentos não só sobre a prposta do evento, mas também suas causas e consequências.
Aqui, a matéria publicada dia 26/11, que traz várias matérias relacionadas que podem dar uma visão ampla do que quer e como atuam essas pessoas que estão se desdobrando para fazer a Pelotas como ELES querem: http://www.amigosdepelotas.com.br/blog/sobre_o_release_da_prefeitura_e_o_evento_da_idealiza_nao_vai_faltar_nem_o_joao-bobo

A ONG CEA publicou o seguinte artigo em seu site: Governo de Pelotas/RS privatiza espaço público

Nele também constam informações importantes sobre a questão!

Paralelo a isso, acontecem em Pelotas algumas outras ações no fim de semana:

Sábado: Dia da Cultura Livre - Uruguai, entre Alberto Rosa e Alvaro Chaves - Casa ArtCidade Criativa
Sábado: Sofá na Rua - Tamandaré entre Andrades e Quinze - Casa Fora do Eixo
Domingo: Piquenique Cultural - Praça da Alfândega - Porto
Domingo: Atividade no Quadrado com Mister Pelé
Domingo: Pelotas que NÓS queremos - Praça Cel. Pedro Osório

******************************************************************************************************************************

No vídeo de apresentação do projeto são ditas várias mentiras, que desqualificam o trabalho de agentes da área da cultura, da mobilidade urbana, do meio ambiente... Abaixo, a transcrição e nossas observações EM MAIÚSCULAS:

"As cidades não param de crescer e junto com isso surgem novos desafios pra gente enfrentar.

Como priorizar as pessoas ao invés dos carros?

[CONSTRUINDO CICLOVIAS, EDUCANDO CRIANÇAS E JOVENS PARA O USO DE BICICLETAS, INVESTINDO EM RUAS EM MELHORES CONDIÇÕES, SISTEMA VIÁRIO DE QUALIDADE, TRANSPORTE PÚBLICO EFICIENTE. AÇÕES DE MOBILIDADE URBANA JÁ VEM SENDO DISCUTIDAS E PROPOSTAS POR GRUPOS COMO PEDAL CURTICEIRA E OUTROS GRUPOS QUE TRABALHAM COM CICLOEDUCAÇÃO ALÉM DE INÚMERAS ATIVIDADES NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO].

Como ter mais espaços de lazer?

[O QUE SE PRECISA É A REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS QUE JÁ EXISTEM. A CIDADE TEM MUITAS PRAÇAS E A MAIORIA ESTÁ ABANDONADA, SEM SEGURANÇA, SEM BANHEIROS, SEM INVESTIMENTOS E PRINCIPALMENTE SEM CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO PRIMÁRIA SOBRE O USO DESSES ESPAÇOS E APROPRIAÇÃO POSITIVA DELES POR PARTE DA COMUNIDADE.
OU QUEM SABE OS LAGOS DE SÃO GONÇALO PAGASSEM A INDENIZAÇÃO DE 3 MILHÕES DE REAIS DEVIDA À PREFEITURA POR ESTA CONSTRUTORA E QUE SERIA INVESTIDO NA CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE PARQUE PÚBLICO, SUGESTÃO ESTA DO ATUAL PREFEITO EDUARDO LEITE QUANDO ERA VEREADOR EM 2011.]

Como transformar o espaço urbano num lugar mais agradável para todos?

[COM CERTEZA NÃO É A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MURALHAS QUE SEPARAM RICOS E POBRES. AFINAL, QUEM SÃO OS "TODOS" QUE ELES QUEREM AGRADAR?]

Algumas dessas questões são complexas, mas o início da mudança só depende de boa vontade e boas ideias.No mundo inteiro movimentos estão surgindo para reinventar as nossas cidades e valorizar as áreas de convivência, desde atividades culturais itinerantes até ocupação de lugares que estavam abandonados toda iniciativa é bem-vinda para melhorar os espaços públicos.

[SIM, PELOTAS POSSUI UM EVENTO CHAMADO PIQUENIQUE CULTURAL QUE HÁ 4 ANOS E 27 EDIÇÕES É ITINERANTE E BUSCA A VALORIZAÇÃO DE PRAÇAS ATRAVÉS DA CULTURA E DA ARTE. EM RELAÇÃO À OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS ABANDONADOS TEMOS UM GRANDE EXEMPLO QUE É O MOVIMENTO #OCUPAQUADRADO, QUE VISA A PROTEÇÃO DA ÁREA DENOMINADA QUADRADO, NO PORTO DE PELOTAS, QUE IRÁ SER ENTREGUE A UM ESTALEIRO COREANO. TEMOS O INRUA, MOVIMENTO PIONEIRO NA OCUPAÇÃO DO LARGO EM FRENTE AO SETE DE ABRIL, COM HIP-HOP TODA SEXTA. TEMOS O ARTCIDADE CRIATIVA QUE PROPÕE A PRÁTICA DE ATIVIDADES DE MALABARES EM PRAÇAS E ESPAÇOS PÚBLICOS. TEMOS O SOFÁ NA RUA QUE ACONTECE NA ZONA UNIVERSITÁRIA. TEMOS A FLIA - FEIRA DO LIVRO INDEPENDENTE, DO COLETIVO NEGADA. TEMOS ATIVIDADES AO AR LIVRE PROPOSTAS POR BARES E RESTAURANTES TAMBÉM.TEMOS COISAS TRADICIONAIS E/OU GRANDIOSAS COMO O CARNAVAL - ATUALMENTE COBRANDO ENTRADA PARA ENTRAR NUMA PRAÇA - , A FEIRA DO LIVRO, O FESTIVAL DE JAZZ.] HÁ SEMANA DO HIP-HOP, PARADA GAY, SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, ENTRE OUTRAS AÇÕES. TUDO ISSO ESTÁ MUDANDO CONSTANTEMENTE O CENÁRIO DA CIDADE.

Para que Pelotas não fique de fora de tudo isso resolvemos criar um evento que vai trazer e estimular novas ideias pra nossa cidade: é o Pelotas como eu quero. Um fim de semana com palestras, oficinas e workshops, atividades culturais e muito espaço para vocês repensar conceitos e trazer ideias que podem melhorar a vida de todos nós.Participe! Suas ideias podem transformar a cidade!"

[BOM, TIRE SUAS CONCLUSÕES APÓS LER O EXPOSTO POR NÓS ACIMA. ESTE EVENTO NÃO VAI ESTIMULAR NOVAS IDEIAS PORQUE ELE É UMA CÓPIA DAS IDEIAS QUE JÁ ACONTECEM AQUI. SIMPLES ASSIM.
OUTRA COISA, NOVAMENTE: QUEM SÃO ESSES "TODOS NÓS"?]