Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Carta Aberta - Por um CAASO vivo, independente, presente!

Para: Ministério Público

Carta Aberta - Por um CAASO vivo, independente, presente!

O Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO) é a entidade representativa dos estudantes da USP - São Carlos. Fundado em 22 de abril de 1953, possui uma trajetória rica na busca por avanços sociais e na área da educação, não se restringindo apenas à Universidade. Atualmente, o CAASO passa por um intenso processo de reestruturação em praticamente todos os seus aspectos, mas encontra grandes dificuldades devido à Ação Civil Pública movida pelo MP e concedida pela justiça de São Carlos, que resultou na Liminar imposta aos estudantes, proibindo-nos de organizar qualquer tipo de evento no campus - eventos estes que são, notoriamente, parte da função social de um Centro Acadêmico e a principal fonte de financiamento da entidade.

Para entender a gravidade da situação atual, é necessário conhecer a importância histórica do CAASO, seu passado de lutas e, principalmente, conquistas. Ainda em seu ano de fundação, o CAASO aderiu à greve geral dos universitários brasileiros contra agressões sofridas por estudantes em Goiânia e Aracaju. A mobilização foi a primeira da história do Centro Acadêmico que, desde então, foi protagonista das mais diversas lutas por um Brasil mais justo.

A década de 60 representa um marco na história de nosso país e também na do CAASO: sob a iminência de um Golpe de Estado, nosso Centro Acadêmico posicionou-se categoricamente a favor da democracia e do respeito à Constituição de 1946, sendo a primeira entidade estudantil a entrar em greve e a última a sair dela. Durante a ditadura civil-militar, o CAASO foi obrigado a se organizar de forma clandestina e consolidou-se como principal polo de resistência do interior, utilizando sua gráfica para intensa distribuição de material defendendo a redemocratização do Brasil. No mesmo período, o CAASO foi figura marcante na reconstrução da UNE, como sede de reuniões e estando presente no Congresso de Ibiúna.

Não apenas como centro político, o CAASO também se destaca como polo difusor de cultura na cidade de São Carlos. Pelo Centro Acadêmico, já passaram figuras como Carlos Prestes, Eduardo Suplicy, Chico Buarque e tantos outros, trazendo um aspecto fundamental na formação de um cidadão que a Universidade por si só não consegue suprir. Mais que um profissional com conhecimento técnico, o CAASO defende que os estudantes devem possuir senso crítico e de cidadania, essenciais para o exercício de qualquer profissão. Os eventos por nós promovidos eram uma das poucas opções de lazer acessíveis à população da cidade. Além disso, o CAASO mantém um Colégio desde 1957, oferecendo uma educação diferenciada a um preço acessível e preocupada em formar cidadãos. O Colégio CAASO faz parte da história da cidade de São Carlos, tendo sido frequentado por um número expressivo de moradores são-carlenses. É, atualmente, uma de nossas principais vias de retorno à sociedade, oferecendo bolsas e cursos de Ensino Médio, de idiomas e pré-vestibular.

O CAASO participou ativamente da construção do campus da USP em São Carlos, tomando iniciativas pioneiras como a instalação do Restaurante Universitário, que oferecia refeições a preços subsidiados pelo Centro Acadêmico. Além disso, os estudantes construíram uma piscina e parte da infraestrutura esportiva do campus, posteriormente geridos pela USP. Como política de permanência estudantil, foi criado o FUBE, de caráter inovador e que oferecia bolsas aos estudantes que não tinham condições de se manter financeiramente, antecipando a tendência de fornecer bolsas aos estudantes universitários. Portanto, além de ser uma entidade combativa e que prezava pela cultura, o CAASO possui papel importante na consolidação da USP em São Carlos.

No período mais recente, o campus de São Carlos passou por intensa expansão, exigindo que o CAASO se readequasse à sua realidade. Infelizmente, nesse meio tempo o nosso Centro Acadêmico foi vítima de má fé de diretorias passadas, sofrendo com desvios de verba e falta de responsabilidade administrativa. Esses fatos resultaram em uma dívida extremamente elevada, que colocava em risco todo o patrimônio do CAASO e também o seu bom funcionamento. As últimas diretorias assumiram um compromisso em reverter esse quadro, reorganizando a administração da entidade e buscando orientação com os ex-alunos, sem esquecer da sua responsabilidade enquanto Centro Acadêmico, que passou por intensas mobilizações em 2007, 2012 e 2013, principalmente.

Em 2013, foi imposta ao campus de São Carlos uma liminar proibindo a organização de eventos dentro do campus. Com caráter moralista e abrangente, a liminar a princípio proibiu tudo que pudesse ser caracterizado como evento, afetando desde as atividades institucionais da USP até às dos estudantes e do CAASO, chegando inclusive a inviabilizar um torneio de xadrez organizado pela Atlética. Desde então os estudantes permanecem sob a jurisdição da liminar, enquanto a USP conseguiu que seu nome fosse removido da ação.

É de conhecimento geral que a principal fonte de renda dos Centros Acadêmicos provém da organização de eventos e da anuidade paga pelos alunos. O CAASO entende que as festas e eventos não se constituem como um fim, mas como um meio através do qual todas as outras atividades do Centro Acadêmico são financiadas e viabilizadas. Além disso, é essencial aos estudantes que existam espaços de descontração e socialização, fundamentais na formação crítica e política de qualquer indivíduo e que permitem aos estudantes expandir seus círculos sociais - um grande diferencial para uma vida pessoal e profissional bem sucedida. A liminar imposta é uma séria ameaça ao autofinanciamento do CAASO e a sua proximidade com os estudantes, colocando em risco uma história de mais de 60 anos. Alguns eventos tradicionais para o campus e para a cidade se tornaram inviáveis a partir da proibição, como a Festa Junina do Alojamento, a qual foi presenciada por gerações de estudantes e era ponto de encontro certo entre ex-alunos, alunos e moradores da cidade.

Entendemos os possíveis contratempos que os eventos organizados no campus podem ocasionar, porém nos colocamos a disposição para reavaliá-los de modo a reduzir os efeitos negativos tanto quanto possível, mantendo os eventos dentro de horários que estejam de acordo com o seu porte, local e data de realização. Além disso, propomos que os eventos tenham uma contrapartida à sociedade. Assim, o CAASO se compromete a arrecadar alimentos para entidades carentes, oferecer bolsas no Colégio CAASO para a sociedade, manter o Trote Solidário feito em todo começo de ano e a analisar outras propostas de retorno social.

Contamos com a compreensão e o reconhecimento da importância histórica e atual do CAASO enquanto instrumento de lutas por um país mais justo, formador de cidadãos e polo cultural para encontrar termos que permitam a sua continuidade, reduzindo eventuais incômodos e intensificando seu retorno para a sociedade.






Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 02 dezembro 2014
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
5 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar