Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BAIANA DE VOLEIBOL: SOBRE O VÔLEI DE PRAIA NA BAHIA

Para: Presidente da Federação Baiana de Voleibol do Estado da Bahia, Senhor Hercules Pimenta

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO BAIANA DE VOLEIBOL: SOBRE O VÔLEI DE PRAIA NA BAHIA

Salvador, 05 de dezembro de 2014

Ao Senhor
Hercules Pimenta
Presidente da Federação Baiana de Voleibol do Estado da Bahia
Prc. Castro Alves, Palácio dos Esportes ,Sala 203, Centro
Salvador-BA CEP 40020-160


Prezado Senhor,

Durante muito tempo, nós, atletas do vôlei de praia feminino, estamos descontentes com os rumos e decisões acerca dos campeonatos organizados por esta Federação.
O ápice do nosso descontentamento ocorreu no último campeonato realizado no dia 22/11/2014, em São Francisco do Conde, quando nos surpeendemos com a participação de atletas de outros estados, inclusive times inteiramente formados com esta composição.
A verdade é que estavamos animadas e motivadas, entendendo que a premiação em dinheiro (finalmente figurando nos planos na federação), poderia ser o inicio de uma nova fase e consequentemente importantes melhorias.
Pensavamos, que bom! Finalmente novos tempos! Estamos tentando nos espelhar em modelos já consolidados.
Justo quando achavamos que começavamos a mudar e finalmente a federação estava convergindo para o modelo de campeonato praticado em todo o Brasil (e quando falamos Brasil, inclua-se a Bahia em campeonatos não organizados pela federação)… veio a decepção!
Convidar atletas de fora, e de ponta, para abrilhantar o evento e proporcionar jogos de exibicão, seria uma ação de marketing interessantísima! Mas permitir a participação de atletas de nível internacional como competidoras, sendo as mesmas de outros estados?! Com certeza essa ação teve algum objetivo porém, por mais que nos esforcemos e nos debrucemos em teses de gestão administraiva do esporte não conseguimos entender.
Também ficamos nós perguntando…é justo que nós pagemos inscrição, filiacão, nos submetamos aos vetos quanto a outras competições, etc, etc… e tenhamos que competir com a campeã sulamericana adulto e campeã mundial do sub 19?! Que por acaso não é da Bahia?! Que não reside e não contribui de nenhuma forma para a melhoria do esporte no nosso estado? A Federação de Sergipe, com certeza não pensa desta forma, pois duplas baianas não são convidadas para os campeonatos por ela organizados.
Entendemos que um campeonato estadual tem interesse primordial de constatar o nível de desenvolvimento do esporte em questão. Com esse formato atípico, convidando atletas não federadas e sem competições regulares e consolidadas, caracterizando-se como um estado sem tradição de Voleibol de Praia, a função do campeonato se torna confusa e compromete negativamente o crescimento do esporte e das atletas.
Que fique claro, tais constatações não conflitam, em hipótese alguma, com a possibilidade de competirmos com qualquer nível de atleta; caso esta seja baiana!
Achamos digno e licito o fortalecimento do esporte através da visibilidade que atletas consolidados permitem, mas esse fortalecimento passa pela valorização do interno. Passa pelo entendimento acerca do status do esporte no estado, com o objetivo de analizar os rumos do orgão responsável pelo fomento. É importante balizar o nível do vôlei de Praia na Bahia com vistas a executar melhorias e até repensar ações… com o único e simples objetivo: o crescimento do Vôlei de Praia Baiano.
Precisamos nos conhecer e nos respeitar antes de pensarmos em abrir as portas! Ações muito mais simples e, com certeza, muito menos onerosas podem ser relizadas para que possamos atingir a esse fim maior. Existem muitos atletas que praticam vôlei pelo interior do estado e que não têm nenhuma aproximação com a federação. Entendemos que é função da federação, sim, captar esses atletas para que juntos possamos fortalecer o nosso esporte.
É preciso que os representantes deste orgão ampliem seu foco administartivo e que se modernizem, no sentido de desenvolver ações profissionais e eficazes para gerir essa reperesentatividade esportiva no estado.
Cobrem taxas maiores e revertam parte do valor para o prêmio; desenvolvam um plano de marketing e comunicação para atingir a todo o estado; façam campeonatos após vitórias expressivas das equipes de ponta, a fim de aproveirtar o marketing gratuito; submetam projetos a editais e instituições, aproveitando a veia social e o incentivo ao esporte por parte do governo federal, com objetivo de captar recursos; municiem seus atletas com informações administrativas e financeiras a exemplo de outras federacões e da própria confederação; informatizem a inscrição, etc, etc etc.
Apenas em poucos minutos geramos uma série de alternativas para melhoria e todas elas sem nenhum custo. E todas elas, com certeza, muito menos incomodas e desagradáveis do que sentirmos a sensação de sabotagem por parte do órgão que nos representa.
Assim defendemos:

1- Campeonatos estaduais apenas com participação de duplas baianas.

2- Divulgação dos campeonatos para todo o estado e principalmente para atletas cadastrados na federação.

3- Informatização da inscrição e do cadastramento dos atletas.

4- Criação de mais competições estaduais

5- Proporcionar maior visibilidade do vôlei baiano através de planos de comunicação.

6- Estreitamento de laços com atletas e grupos de vôlei do interior do estado.


Pelo crescimento do vôlei de Praia no Estado da Bahia.


Atenciosamente,




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 04 dezembro 2014
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
18 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar