Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-Assinado: MercadoLivre: Vamos tirar do ar este site vergonhoso.

Para: A todo cidadão brasileiro que anseia por justiça, honestidade e transparência.

a ) Um breve resumo...
Sistema de reputação do MercadoLivre age sem critério, prejudicando minha qualificação e colocando-me como mau vendedor, agindo o mesmo de forma discriminatória incitando potenciais compradores a escolherem outros vendedores indicados por eles mesmos (MercadoLivre). Como estou protegido e amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e guarnecido de provas vou entrar com um processo por danos morais, injúria e difamação, pois fatos como estes não podem se tornar rotina na vida dos milhares de usuários desta, já a muito, desacreditada organização.

Engraçado, pois quando você entra em contato com o MercadoLivre, através do link "Contato" eles pedem para você mesmo resolver o problema com sua contraparte. ( o erro não foi da minha contraparte, o erro foi deles (MercadoLivre)).

Entendo também que a minha contraparte agindo de má-fé, inaptidão ou inexperiência causou todo este transtorno e ciente disto, entrei em contato com o MercadoLivre para solucionar o problema e até agora (12/12) nem se quer deram a mínima atenção a este caso.

É muita ousadia e prepotência mesmo deste site, além de me cobrar pelas vendas que fiz, obtendo lucros com isso, o MercadoLivre, quer que eu mesmo conserte o erro que eles (MercadoLivre) cometeram em não analisar ou intermediar a minha situação junto à minha contraparte referente à transação descrita neste documento. Quer que eu me humilhe ainda mais, solicitando à minha contraparte que ela modifique a qualificação que fez!!

Vocês do MercadoLivre são muito atrevidos e abusados, ficando de pernas pro ar e de braços cruzados esperando que seus usuários trabalhem para vocês resolvendo os enguiços e aborrecimentos causados por vocês mesmos (MercadoLivre) oriundos da má administração desta empresa. Inacreditável !!!

Isto tem vários nomes: Omissão, descaso, desserviço, despreparo, negligência, preguiça, etc, etc.

Tudo isso que está exposto aqui não é novidade nenhuma, basta pesquisar aleatoriamente na internet e comprovar a enxurrada de usuários prejudicados reclamando com razão dos desmandos e das arbitrariedades por parte do MercadoLivre...que desrespeita descaradamente não só os seus usuários mas da Sociedade como um todo.

b) O fato em si...

No site do MercadoLivre esta escrito, em letras pequenas, quase imperceptíveis:

"O MercadoLivre não vende este produto e não participa de qualquer parte da negociação, limitando-se apenas a anunciar produtos dos seus usuários."
O MercadoLivre é uma empresa como outra qualquer, prestando diversos serviços aos seus usuários, tais como, anunciar produtos e serviços de seus usuários, publicar anúncios de terceiros, publicar seus anúncios em sites de terceiros, anunciar seus serviços e produtos na internet, receber, reter, administrar, cobrando tarifas para tal, dinheiro de seus usuários através de seu outro serviço conhecido como "MercadoPago" que é outro serviço que trás bastante preocupação por parte dos seus usuários.
Como qualquer outra empresa este site de e-commerce está sujeito igualmente às normas e regulamentos do Código de Defesa do Consumidor" e tem por obrigação legal responder qualquer tipo de irregularidade que ocorra dentro dos seus domínios enquanto prestadora de serviços.
Porém para espanto de todos nós, surgem a cada dia, milhares de reclamações legítimas oriundas de seus usuários enfrentado as mais diversas dificuldades tanto na parte de compra como na parte de venda, que o MercadoLivre chama de "transação".

Hipócritas, ardilosos, gananciosos e prepotentes...

Analisemos o que o MercadoLivre descreve em seu "Sumário do contrato do MercadoLivre" no link "Termos e Condições" e em sua "Política de Privacidade" ambos localizados no rodapé da página principal:

11 - Responsabilidades

a) O MercadoLivre se responsabiliza por eventuais danos causados aos seus Usuários por defeitos ou vícios relativos exclusivamente à prestação do seu serviço de
hospedagem e veiculação de anúncios nos sites www.mercadolivre.com.br e www.arremate.com.br, desde que o MercadoLivre tenha dado causa aos referidos defeitos
ou vícios.

"Neste caso acima o MercadoLivre prestou um mau serviço em não analisar os reais motivos que culminaram na qualificação negativa recebida por mim por parte de um usuário novato e inexperiente, não levando em consideração todas as minhas boas transações ao longo dos anos que somam mais 99% de qualificações positivas."

b) O MercadoLivre recomenda que toda negociação seja realizada com cautela e bom senso. O Usuário deverá sopesar os riscos da negociação, levando em consideração que pode estar, eventualmente, lidando com pessoas valendo-se de identidade falsa.

"Neste caso tomei todas as medidas possíveis para concretizar a transação, com posse de documentos que comprovam que procurei de toda forma solucionar o problema. Infelizmente contradizendo-se, o MercadoLivre não agiu da mesma maneira para com minha pessoa, beneficiando indiretamente minha contraparte".

13 - Falhas no sistema

O MercadoLivre não se responsabiliza por qualquer dano, prejuízo ou perda sofridos pelo Usuário em razão de falhas na internet, no sistema ou no servidor utilizado pelo usuário, decorrentes de condutas de terceiros, caso fortuito ou força maior.

"Uma vez que está prestando um serviço e obtendo lucros com tal atividade, o MercadoLivre tem por lei a obrigação de se responsabilizar por tudo que acontece em seus domínios, ressarcindo ou reembolsando seus usuários por qualquer tipo de falha de seus Servidores, Sistemas Operacionais e Sistemas de Banco de Dados, sendo o usuário apenas um utilizador dos serviços oferecidos pelo site."

Vejamos agora o link "Política de Privacidade"

Ordem de autoridades competentes - Requerimentos Legais

O MercadoLivre coopera com as autoridades competentes e com terceiros para garantir o cumprimento das leis, salvaguardar a integridade e a segurança do site e de seus Usuários, impedir atividades ilegais, por exemplo, em matéria de proteção de direitos de propriedade industrial e intelectual, prevenção a fraudes e outros.

"Segundo minhas pesquisas realizadas com muito critério, não notei qualquer manifestação por parte deste site em desejar cooperar solidamente na resolução de seus descompromissos junto a milhares de usuários que são totalmente ignorados e humilhados por esta organização".

Vocês do MercadoLivre estão deixando, já a muito tempo, as máquinas e os sistemas de banco de dados, fazerem tudo por vocês. Tudo é automatizado, o sistema age fria e arbitrariamente sem levar em consideração a parte humana que a meu ver é a parte que faz tudo isso funcionar. Vocês não colocam telefones para contanto, não colocam chat online, tudo de propósito, pois espertos e ardilosos como são, desrespeitando o próprio Código de Defesa do Consumidor, ficam escondidos e com certeza, como poderosos que são, comprando um monte de gente por aí afora para aliviar a barra de vocês.
Vocês são os reis da pirataria, um site que não tem central de atendimento ao cliente, não tem chat, não tem telefone para contato, para mim configura com sendo um site pirata, forjado unicamente para enganar as pessoas.

Vocês são sustentados pelo mercado negro, deixam qualquer um vender produtos de origem duvidosa principalmente vindos da China e trazidos pelos muambeiros via Paraguai. Os pequenos vendedores não conseguem mais obter seus lucros pois vocês fazem de tudo para dificultar qualquer transação. Por outro lado vocês, gananciosamente, visando altos ganhos monetários, abriram as portas para o grandes Tubarões do e-commerce, pois são estes que sustentam suas vaidades enquanto a ganância por mais poder geram as já conhecidas arbitrariedades e a incivilidades contra tudo e todos.

Graças a Deus vem aí o Ebay para acabar com esta palhaçada, temos também outros sites que parecem agir de forma mais humana colocando pelo menos uma central de atendimento que realmente funciona.

Vocês do MercadoLivre estão com os dias contados, esperem só ...é uma questão de tempo...

O motivo da minha indignação tem a ver com uma infeliz transação na qual o sistema de reputação do MercadoLivre que é extremamente injusto e parcial prejudicou minha imagem de bom vendedor baseando-se em fatos errôneos. Este sistema de reputação, que é totalmente automático, só beneficia quem vende, principalmente os grandes e melhores vendedores, esquecendo que também existem os compradores, pois sem estes não existiriam as transações de compra e venda. O sistema não beneficia os compradores, que é a razão da existência deste site. As "regras", os "termos" e " as "condições", apenas beneficiam eles próprios, para provar isto basta tentar entrar em contato com eles para sentir a dificuldade em resolver qualquer problema. Como usuário deste site compro e vendo mercadorias diversas e nunca tive problemas pois sei como eles são ditatoriais com suas políticas de compra e venda.

Acontece que em 28/11/2014, conforme Anúncio #604515224, (Detalhe da venda #904911365 de 28/Nov/2014 14:47), vendi o produto em questão sendo que em 01/12/2014, notando que o comprador não deu nenhum retorno nem por -e-mail ou telefone, eu mesmo redigi um e-mail e enviei para o comprador, porque eu sou o maior interessado em vender. O comprador não retornou o meu e-mail e alguns dias depois o MercadoLivre solicitou-me que fizesse a qualificação, simplesmente qualifique o comprador com "Neutro" dizendo no campo destinado: "comprador indeciso, não foi capaz de concluir a transação", note ainda que dei uma colher de chá, qualificando-o como neutro, pensando que talvez a pessoa estivesse com problemas particulares.
Imediatamente esta pessoa, a contraparte, me qualificou negativamente, alegando que se tratava de uma mentira o que estava colocado no meu anúncio, não conseguindo finalizar a transação por que não encontrou os campos necessários para finalizar a transação, engraçado porque outras pessoas, concluíram a mesma compra normalmente. Mas o problema maior não é este, o sistema de reputação do MercadoLivre, fria e algorítmicamente colocou meu nome na pior posição possível daquele famigerado "termômetro" sem ao menos procurar entender o que estava se passando, prejudicando, desta maneira, as minhas futuras vendas. Pois a primeira coisa que o comprador observa quando procura um produto é a reputação do anunciante. Não posso permitir que um usuário ( a contraparte) iniciante, inexperiente prejudique (nem vou dizer reputação) meu desempenho e ainda por cima um sistema de banco de dados mal programado gerando injustiça e parcialidade por trás de tudo julgando as coisas totalmente de modo equivocado. Este sistema de reputação deste site deveria ser banido, eliminado, escorraçado pois favorece sempre os mais fortes e poderosos ficando os pequenos vendedores à mercê das regras e condições tirânicas do site que sempre favorecem eles próprios.
Este infeliz site deveria seguir os mesmos moldes de outros concorrentes que agem de maneira transparente, não explorando e muito menos prejudicando quem vende. Quem já passou por coisa parecida com este site sabe muito bem o que estou falando. Criei este blog porque aqui tenho liberdade de expor tudo o que penso a respeito destas atividades escusas deste site, pois o que tenho de mais importante na minha vida é a minha dignidade, e como usuário quero apenas que ser respeitado Quero que tudo isto sirva de alerta para que outras pessoas reclamem seus direitos e terminem com o despotismo deste site.

MercadoLivre: Trapaça, enganação, pirataria cibernética, arbitrariedade, impunidade...

Depois de ter sido mais uma, das mais de 85.000 vítimas desta pseudo-organização embusteira, fui pesquisar na internet informações a respeito destes enganadores. Deparei-me com milhares de reclamações legítimas feitas por pessoas sérias que foram e ainda estão sendo prejudicadas por esta duvidosa e obscura organização disfarçada em site de e-commerce. Eu não entendo como que autoridades ligadas ao Direito do Consumidor, a Polícia Federal, O Ministério Público, o Procon, etc, etc, não tomam nenhuma providência deixando que estes piratas cibernéticos façam o que querem e não sejam sequer procurados para dar esclarecimentos porque não respondem às reclamações de seus usuários. Não quero nem pensar que estes ardilosos comerciantes estão de mãos dadas com políticos ou autoridades, seria mais um capítulo da novela da vida real de como aqui no Brasil vale tudo, menos o respeito com o consumidor. Basta dar uma pequena olhada na internet e perceber a que ponto estamos chegando com tantas reclamações sobre esta infame organização. Vamos unir nossas forças e mandar estes gananciosos responderem pelo que estão fazendo. Este desgastado e corroído nome "MercadoLivre" tem que ser banido, extirpado das nossas memórias bem como seus integrantes.

Será que o MercadoLivre está acima do bem e do mal??
Alguém poderia me explicar como é que uma empresa consegue acumular quase 90.000, ou mais de reclamações e não responder sequer uma???
Isto é inconcebível, um total desrespeito para com o consumidor.
Por favor, por favor vamos fazer alguma coisa para acabar com esta tirania, esta prepotência. Uma empresa não pode tratar assim seus usuários que são os mesmos que a sustenta.
Empresas ou sites ligados à proteção do consumidor que são tantos, basta fazer uma rápida pesquisa no Google, como o Idec, o Procon e outros tantos órgãos competentes deveriam se unir e acabar com esta arbitrariedade. Todas as empresas respondem às reclamações, por que o MercadoLivre não o faz também. Eu mesmo sou vítima da impunidade desta vergonhosa empresa e não quero que outras milhares de pessoas passem por isso. Vamos levar esta empresa às Varas da Justiça e saber o que ou quem está por trás de toda esta trama.

Por favor acessem o site abaixo e assinem o Abaixo-Assinado e vamos por um fim neste pesadelo.

Preciso da ajuda de vocês para acabar com esta palhaçada...

http://www.peticaopublica.com.br/widgets/pwidget.aspx?pi=BR77946&t=1

Obrigado. Paz e Saúde a todos.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 11 dezembro 2014
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
42 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar