#BetoACasaÉNossa!
Para: Governo do Estado do Paraná
O governador reeleito do Paraná, Carlos Alberto Richa, encaminhou e aprovou há cerca de 20 dias, na Assembleia Legislativa Do Paraná, a CESSÃO, POR 20 ANOS, do espaço público do Belvedere, imóvel no Alto do São Francisco, tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, à Academia de Letras do Paraná. Essa medida não foi discutida publicamente.
A cessão de uso foi determinada com a finalidade de implantação de um "laboratório da cultura paranaense", que ninguém sabe o que é, por 20 anos, para a referida entidade das letras, que agrega uma elite de "iluminadxs", e que não tem em seu histórico a democratização de suas ações.
A luta pela transparência, pela discussão e democratização das ações da gestão cultural não foi levada a sério. O Estado deveria antes de tudo restaurar a casa de fato, pois fez apenas uma pintura de aparência, e garantir condições para que esse imóvel histórico tenha sua utilização de acordo com um projeto que leve em consideração fatores como a democratização do uso do espaço. Que deveria ser compartilhado com a sociedade, bem como com artistas, ativistas, pesquisadores e outros, de acordo com as modernas diretivas da política cultural vigente no país.
O Projeto de Lei encaminhado por Beto Richa à Assembleia Legislativa Do Paraná, onde foi aprovado em 25 de novembro (PL 465/2014) , volta para a sanção do Governo do Estado do Paraná provavelmente nos próximos dias. Queremos que essa sanção não seja assinada e seja aberto um canal de discussão pública sobre tal medida.