Petição Cidadãos de Neves merecem respeito- exigimos melhorias no MOVE METROPOLITANO
Para: Exmo.Sr.Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas/Exma. Sra.Prefeita Municipal de Ribeirão das Neves/Prezado Sr.Gerente Empresa Rodap
Nós, moradores do município de Ribeirão das Neves, vimos com base no direito de petição garantido na Constituição Federal de 1998, protestar contra o desrespeito por parte das autoridades e pela(s) empresa(s) de transporte público, responsáveis pela operação do MOVE METROPOLITANO e exigir providências. A promessa de rapidez, segurança e conforto não se cumpriu. Vamos expor aqui os motivos pelos quais o MOVE não está agradando a população:
1- Tempo de viagem: o tempo de viagem não diminuiu, pois o tempo de espera para passar o ônibus Bairro/Terminal Metropolitano (linhas alimentadoras) varia entre 20 minutos e 30 minutos. Ao chegar ao terminal, o usuário espera, no mínimo, mais 20 minutos para conseguir entrar em um ônibus lotado. Ou seja, o usuário já perdeu cerca de 40 minutos para sair de Ribeirão das Neves. O tempo gasto para chegar ao Centro de BH continuou sendo de mais de 1hora.
2- Desconforto: o ônibus da linha MOVE possui poucos assentos e muito espaço para que viajemos em pé, isso é um absurdo. A imagem que se vê desses ônibus, principalmente os articulados que fazem a Linha Direta (520), se parece com aquela que se vê nos telejornais onde mostram celas superlotadas e de onde só se vê os braços dos detentos através das grades. Somos um amontoado de pessoas lutando por um espaço no ônibus e tentando encontrar um lugar para colocar os pés e segurar nos "ferros". Além disso, o ar condicionado não funciona direito e o calor dentro do ônibus, em dias com temperaturas elevadas, é insuportável.
3- Falta de segurança: em ônibus superlotados não há segurança, se houver uma colisão mais forte muitas pessoas podem morrer ou se machucar seriamente. Além disso, há o risco de se espalhar doenças contagiosas (podem ser transmitidas por meio de gotículas de saliva emitidas através da tosse ou do espirro), pois os veículos não possuem janelas e o ar condicionado não funciona adequadamente.
4- horários insuficientes: o intervalo entre um ônibus e outro, principalmente da Linha Direta, é muito longo. Deveria ser igual ao de BH, ou seja, intervalos de 5 minutos. Além disso, a Linha Direta não opera aos sábados, domingos e feriados e, durante a semana, entre os horários de 10h e 16h. As pessoas só devem cumprir seus horários de trabalho de segunda à sexta-feira?
5-Localização do Terminal Justinópolis: todos nós sabemos que o atual terminal é provisório, mas o terminal definitivo está demorando a ficar pronto. O cheiro de esgoto ali é insuportável e, somado a isso, ainda há o desconforto porque o espaço é muito estreito para as pessoas transitarem.
6- Tarifa: pagamos um valor alto pelas passagens para recebermos de volta um serviço muito mal prestado.
Diante dos motivos expostos acima, nós moradores de Ribeirão das Neves, solicitamos melhorias na prestação dos serviços do transporte público coletivo MOVE METROPOLITANO.
Ribeirão das Neves, 08 de janeiro de 2015.