Abaixo-assinado pelo apoio da presença de profissionais da área de Psicopedagogia no Hospital Estadual Ernestina Jaime Lopes.
Para: Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar – IBGH
Atuação do Psicopedagogo no âmbito Hospitalar:
Assistência – atendimento interdisciplinar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a avaliação de crianças e adolescentes com queixas escolares;
Ensino – desenvolvimento de cursos e eventos científicos nas diferentes áreas profissionais envolvidas com o estudo das dificuldades de aprendizagem;
O Psicopedagogo Ambulatório dedica exclusivamente ao processo de avaliação diagnóstica interdisciplinar e à busca de protocolos que permitissem investigar as funções cognitivas relacionadas com a aprendizagem escolar. Desde então, o grande desafio foi diferenciar os transtornos de aprendizagem, de origem neurobiológica, das dificuldades escolares, de ordem pedagógica.
Psicopedagogia Hospitalar no campo da saúde mental, as funções básicas são as seguintes: elaborar diagnósticos das condições de aprendizagem das pessoas com problemas de saúde; adaptar os recursos psicopedagógicos para o contexto da saúde; utilizar recursos psicopedagógicos para elaborar programas terapêuticos de ensino/aprendizagem nas situações em que as pessoas estejam com as suas capacidades adaptativas diminuídas por razões de saúde; elaborar e aplicar programas comunitários de prevenção de comportamentos de risco e de promoção de comportamentos saudáveis. Em relação aos objetivos destes projetos, destacam-se os seguintes:
• Diagnosticar os aspectos cognitivos e a interação presente nas relações de ensino- aprendizagem, para direcionar as intervenções à serem realizadas no decorrer do tratamento.
• Conhecer e compreender o processo de constituição do pensamento para entender a dificuldade de aprendizagem como um sintoma.
• Intervir nas instituições de saúde, integrando equipes multidisciplinares;
• Colaborar com outros profissionais, orientando seu procedimento no trato com o paciente e sua família;
• Elaborar métodos e programas psicopedagógicos em contextos de reabilitação psicossocial para pessoas em recuperação de doença, de modo a não interromper bruscamente as atividades habituais que contribuem para seu desenvolvimento;
• Elaborar relatórios de condições terapêuticas de ensino/aprendizagem e outras comunicações;
• Criar recursos que levem em conta a singularidade da criança e de seu nível cognitivo e funcionamento afetivo;
• Desenvolver meios através dos quais aumente a competência da família e do jovem hospitalizado em relação ao conhecimento e enfrentamento das enfermidades em questão e suas consequências;
• Participar em projetos com equipes multiprofissionais.
• Quanto à forma de atuação, há atendimentos individuais, grupais, orientação a grupos multifamiliares, atendimento a profissionais de recursos humanos e saúde, serviços de esclarecimento à comunidade.
• Em relação ao âmbito de atuação, destacam-se a Psicopedagogia com ênfase pedagógica ou no desenvolvimento segundo temas relacionados com o tratamento, incluindo a utilização dos serviços de saúde, os programas de reabilitação e pedagogia do projeto. Na educação para a saúde, leva-se em conta a comunidade, o diálogo com outros profissionais de saúde, o trabalho com grupos de potencial risco, como, por exemplo, os grupos de crianças e jovens.
• Quanto às estratégias, utilizam-se os meios expositivos, demonstrativos, interativos, os sincrônicos (campanhas de educação para a saúde na comunidade).