Petição para estender o horário de verão em 2015 e tomar medidas para reduzir o consumo de Energia e água..
Para: Exma Sra Presidente da República, Exmo. Sr Governador de São Paulo
Prezados governantes.
Venho por meio dessa petição pedir que o horário de verão, que termina no próximo dia 22 de fevereiro, seja estendido com o objetivo da redução do consumo de energia.
A época de falta de chuvas se aproxima, e creio que essa seja uma medida cabível e simples para se poupar energia e água.
"A redução média de 4 a 5% no consumo de energia no horário de pico durante os meses do Horário de Verão, normalmente de outubro a fevereiro, gera outros benefícios ao setor elétrico e a sociedade em geral, decorrentes da economia de energia associada. Quando a demanda diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor, porque os troncos das linhas de transmissão ficam menos sobrecarregados. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios poderá ser de grande valia no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o óleo diesel ou combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evitará ajustes tarifários." (Fonte Aneel - agencia Nacional de Energia Elétrica).
Também gostaria de aconselhar a redução de impostos para a aquisição residencial de máquinas de lavar louca. Enquanto uma torneira semi-aberta por 15 minutos gasta cerca de 117L de água (Fonte: Sabesp), A lava-louças gasta, em média, 20L de água por lavagem completa. É uma grande economia!
Outra proposta é incentivar o comercio "pronto" de mini-cisternas residenciais. Muitas pessoas gostariam de ter uma mini-cisterna em sua casa, mas não tem a mínima noção de onde encontrar uma ou como ela pode ser instalada. Apoiar a abertura de empresas relacionadas a esse nicho comercial, pode ajudar no combate a crise hídrica.
Obrigada por sua atenção.