INDICAÇÃO DIRETORIA DE OPERAÇÕES DE AERONAVES ANAC

Para: Exmo Sr. Ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante, Exmo Sr. Ministro da Defesa Jaques Wagner, Exmo Sr. Secretário da Aviação Civil Eliseu Padilha

Exmos Ministros

Sr. Aloizio Mercadante - Ministro da Casa Civil
Sr. Jaques Wagner - Ministro da Defesa
Sr. Eliseu Padilha - Secretário de Aviação Civil

A presente petição tem como objetivo sensibilizá-los sobre o anseio do setor de Aviação Civil em se ver representado por cidadãos com vivência técnica. Nosso anseio é participar da Diretoria Colegiada como Diretor de Operações e Aeronaves da ANAC.

Há a necessidade premente de termos, na Diretoria da ANAC membros com capacidade técnica e operacional, com experiência de aviação e vivência dos problemas enfrentados pelo setor como um todo. Esta medida vai minimizar os atuais atritos, garantir as melhores práticas e apontar para as soluções mais eficientes e mais eficazes. O planejamento adequado para médio e longo prazo serão amplamente comtemplados.

Em entrevista concedida ao Portal G1 em 19/01/2015, o atual Diretor-Presidente da ANAC, Marcelo Pacheco mencionou a urgência de a agência ter em sua Diretoria membros com vivência técnica. Nós vamos além, acreditamos que não somente um técnico, mas sim um técnico operacional, com experiência de aviação e das dificuldades encontradas, será imprescindível na reorganização do setor, trazendo assim benefícios tanto ao governo, como a toda a comunidade aeronáutica ligada a aviação civil.

Indicamos e apoiamos o currículo do Cmte Jorge Faria, atual presidente da ABRAPHE Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero, pessoa com 20 anos de experiência e atuante na aviação civil, com articulação e capacidade de interação com todas as pontas do setor (profissionais, empresas, indústria, proprietários, autoridades aeronáuticas).

Acreditamos poder em muito contribuir para o crescimento do setor.