Abaixo-assinado para amenizar a violência nas mediações(entrada/saída) das Instituiçoes de Ensino Superior de Teresina-PI
Para: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Prefeitua Municipal e Câmara Municipal de Teresina e Diretores das IES
Prezado senhores,
A intenção singela e de caráter imprescindível que segue tem o propósito de implorá-los para atuarmos conjuntamente no sentido de atenuar a criminalidade na cidade de Teresina, ou melhor diminuir a violência para com os estudantes da cidade, pois os índices de crimes após os turnos das instituições de ensino(faculdades) como um todo é altíssimo , e o mais injusto nada tem sido feito. Exigimos segurança pública de qualidade. Afinal, estamos submetidos a assaltos a qualquer hora, descaradamente e sem repressão alguma. Como consequência, a violência que não é contida tende a não só crescer, como também, instalar-se. Além disso, e o estado bio-psico-social e/ou financeiro da vítima diante de tal situação.
Assim, gera-se uma problemática martirizante e de impotência em nossos pensamentos. Não bastasse, somos permeados por ideias ultrapassadas: '' ...não são os primeiros, e certamente nem os últimos'' ou ainda '' denunciar não fará diferença'' - há indivíduos conformados! Então, devemos consentir tal situação? E os nossos direitos estatuídos? E o significado de democracia, república, direito de ir e vir ... E o princípio de que o Estado deve garantir constitucionalmente segurança pública aos seus cidadãos , sendo estes pagadores de altos impostos!
Por essas razões, há direitos que não querem silenciar, até quando suportar esse estado de ''resiliência provocada''? Até quando ser permissivo?
Ao nosso ver são tão simples as medidas que devem ser assumidas, como: reforçar o policiamento, ruas mais iluminadas, rondas policiais por toda a cidade, principalmente, pelas faculdades e guardas municipais.
Portanto, não solicitamos nada além do que é de direito. E, faz-se com urgência, sem adiantamentos nem priorizando determinadas IES. Aproveitamos para não nos conformarmos em acreditar que toda cidade deve ter violência e lutarmos por uma Teresina mais segura.
Atenciosamente,
Em nome de toda a sociedade, em particular, dos estudantes Piauienses.