Aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/ 2010 que reconhece o bioma Cerrado e Caatinga como Patrimônio Nacional.
Para: Aos Deputados(as) Federais do Congresso Nacional
Através deste abaixo-assinado o POVO BRASILEIRO exige que todos os Deputados Federais votem a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Cerrado/ Caatinga 504 de 2010, na próxima terça-feira (23/03) no Congresso Nacional.
Estamos num colapso hídrico no país e sem a preservação deste dois biomas que abastece o Brasil, a situação só tem a piorar.
CERRADO E CAATINGA, PATRIMÔNIO NACIONAL JÁ!
Na Constituição Brasileira, a Caatinga e o Cerrado são dois biomas que não são reconhecidos como Patrimônio Nacional. O que significa que 1/3 do nosso território e da biodiversidade associada estão esquecidos.
Os dois biomas juntos englobam 14 estados, 1.927 municípios (34% dos municípios brasileiros) e o Distrito Federal e abrigam 30% da população do país.
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, é considerado um dos hotspots da biodiversidade (área prioritária para a conservação do planeta) e um dos biomas mais ameaçados do globo; possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo: Aquíferos Guarani, Bambuí e Urucaia que abastecem as principais bacias hidrográficas do país: é a caixa d’água do Brasil.
A Caatinga foi reconhecido como uma das 37 grandes regiões naturais do planeta, ao lado da Amazônia e do Pantanal; é o terceiro bioma mais degradado, depois da Mata Atlântica e do Cerrado: 45% de sua área foi desmatada; possui alto grau de endemismos (cerca de 1/3 de suas plantas e 15% de seus animais são espécies exclusivas). Essa riqueza biológica não pode ser encontrada em nenhuma outra parte do mundo.
VAMOS JUNTOS SALVAR A ÁGUA DO BRASIL!