CHEGA DE TROTES NO BRASIL

Para: Assembléia Legislativa (Deputados Federais)

O trote estudantil consiste num conjunto de atividades para marcar o ingresso de estudantes no ensino superior, que podem ser leves ou graves.
O escândalo dos supostos estupros na Faculdade de Medicina da USP estourou nas mãos dos seus responsáveis, mas as relações perversas entre seus alunos não são novidade.
O trote é um fenômeno bastante presente nas universidades brasileiras. No entanto, as situações diferem de uma faculdade a outra. Há escolas em que o trote é uma relação aluno-aluno. Esta situação, que é a mais leve, já pode ser perigosa e, às vezes, produz vítimas. No entanto, em algumas escolas, o trote é institucional: existe um grupo de pessoas, alunos de graduação, ex-alunos, docentes, dirigentes, que sustentam o trote. Nestas escolas, a atividade é recorrente e grave, produzindo regularmente vítimas.
A universidade tem sido conivente, deixando de cumprir seu papel educacional.
No trote, manifestam-se muitos preconceitos. Os apelidos fazem referência à origem étnica, opção religiosa, opção sexual, aparência física, condição de gênero, condição social, cor da pele, etc. O aluno do primeiro ano, que é considerado um “bixo”, é colocado na condição de pessoas pobres e despossuídas.
O trote é um microcosmo da sociedade. As violências, injustiças, preconceitos e desigualdades presentes apresentam-se de modo concentrado nos procedimentos do trote. Trote é tortura, é um procedimento bárbaro, desumano. Por todas as mazelas já causadas pelo trote, tornou-se necessário um GRANDE BASTA. Não deve existir nenhum tipo de trote. Não se pode separar brincadeira de violência e, por isto, todo trote deve ser banido. Se a universidade enquanto instituição não afasta completamente o trote, nós, pais e avós de futuros universitários o faremos. Está tudo fora de lugar e, por isto, é preciso uma transformação cultural profunda da universidade brasileira em direção a um efetivo respeito às pessoas e aos seus direitos.
Esta Petição Pública tem como único objetivo, banir definitivamente, através de Lei, os trotes no Brasil. E que Deus nos ajude nesta tarefa.